23 de dezembro de 2014 | 18h43
Inaugurada desde 20 de setembro deste ano, a ciclovia da Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, virou rota de lazer para ciclistas de toda a cidade.
Com mais de 2 km de extensão, a rota pode parecer curta, mas interliga a região dos Jardins com um dos bairros mais agitados de São Paulo. A ciclovia fica a menos de 400 metros dos pontos de ônibus mais próximos: as paradas Oscar Freire, na Avenida Rebouças, paralela à ciclovia.
A partir da descida do coletivo, começamos a rota até o término da Artur de Azevedo, e o começo da Avenida Brigadeiro Faria Lima, por onde a faixa de uso exclusivo para bicicletas, skates, patins, patinetes, triciclos, quadriciclos, cadeiras de rodas e bicicletas elétricas segue até a Avenida Cidade Jardim, na divisa com Itaim Bibi.
A ciclovia começa na altura do número 30 da Rua Artur de Azevedo e logo no primeiro cruzamento está a Rua Oscar Freire, reduto fashion da capital. Além de lojas de grife nacionais e internacionais, a Oscar Freire também abriga sorveterias famosas.
A quatro ruas do início da rota, está a Rua Cristiano Viana. No número 119 está um dos mais respeitados estúdios de tatuagem de São Paulo, o Black Ball Crew. Cinco artistas com especialidades diversas de traços e sombreamentos, a dica é passar lá
Pouco depois de passar pela Rua Cristiano Viana, no número 517 da Artur de Azevedo, está o Cartel 011. Antigo bar da marca Absolut, o local oferece loja multimarcas de roupas, tênis, salão de beleza, espaço para exposições eventos e restaurante.
Na esquina com a Rua João Moura, a ciclofaixa muda de rumo e segue no sentido Vila Madalena só voltando a existir na Artur de Azevedo 260 metros a frente. Nossa sugestão é seguir reto porque tem coisas boas pela frente.
Ao longo do trecho sem a marcação de ciclofaixa, está a Alameda Doutor Carlos de Carvalho. É no número 74 da alameda que está um dos melhores restaurantes asiáticos da região, o Maru. O melhor das cozinhas japonesa, chinesa e coreana está lá.
Após atravessar a movimentada avenida Henrique Schaumann, na esquina com a Artur de Azevedo, onde nossa ciclofaixa volta a existir, está a outlet da loja TNG. O endereço funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 16h.
Intervenção urbana, praça de convivência instalada pela Prefeitura de São Paulo na Rua Francisco Leitão, fica a alguns passos da Artur de Azevedo, no sentido Rebouças. A praça fica em frente ao Pita Kebab, restaurante árabe famoso na região
Seguindo pela ciclofaixa, está a Rua Cônego Eugênio Leite, que abriga o Partisans Pub. No número 944 da rua, o bar fica a menos de 240 metros da via.
No número 1147 da Artur de Azevedo está a sorveteria artesanal Frida & Mina - com estacionamento para a sua bike. Bancos na calçada, água de graça e bom atendimento garantem movimento intenso seja verão ou inverno. Vai lá!
Criado para agradar ciclistas, por acaso o King of the Fork (KOF) ficou localizado em frente à ciclofaixa da Rua Artur de Azevedo. No número 1317 da rua, tem estacionamento para bicicletas, cervejas, café, sanduíches, doces e acessórios para sua bike.
Na esquina com a Rua Mateus Grou está um posto de gasolina ALE com caixa eletrônico 24h em sua loja de conveniência. É sempre bom ter algum trocado em mãos.
Ainda na Rua Mateus Grou, no sentido Rebouças, está a lanchonete Dona Vitamina. Saudável, a Dona Vitamina tem tortas, wraps, saladas, açaí, sopas para os dias mais frios, omeletes e sucos naturais. Tudo servido num ambiente agradável e colorido.
Mais adiante, na Rua Cunha Gago, a ciclofaixa deixa a Rua Artur de Azevedo, segue por um trecho da rua dos Pinheiros, polo gourmet de São Paulo e continua pela Avenida Brigadeiro Faria Lima até a Cidade Jardim, no Itaim Bibi
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.