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Webjet: 60% de voos cancelados ou atrasados

Por Nataly Costa e Bruno Boghossian
Atualização:

O efeito cascata do caos aéreo provocado pela Webjet anteontem foi mais uma vez sentido pelos passageiros. Até as 20 horas de ontem, 60% dos voos registraram problemas - 51 cancelados e 20 atrasados. No Aeroporto Santos Dumont, no Rio, nenhum voo partiu no horário até as 16h20. No Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, os atendentes não sabiam informar a previsão de decolagens. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que vai multar a Webjet.O valor ainda não foi fechado porque, segundo a Anac, os atrasos continuam e os danos aos passageiros ainda serão analisados. Em dois dias, foram protocoladas 152 queixas contra a companhia - até as 17 horas de ontem. Cada uma pode levar a multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil, além da que a Anac pretende aplicar. De 1.º a 27 de setembro, foram 221 cancelamentos e 496 atrasos nos 3.548 voos da Webjet, que continua proibida de vender passagens com saídas até sexta-feira.Indefinição. Ontem, passageiros chegavam ao Aeroporto de Cumbica sem saber se embarcariam. Tampouco sabiam os funcionários. "Confirmou?", perguntava de 5 em 5 minutos o motorista Marcos Santos sobre o voo para Salvador, às 18h45. "Ainda não", limitavam-se a dizer os atendentes. O empresário Marcos Bono foi com amigos ao aeroporto dois dias antes da viagem marcada para Brasília. "Vimos a confusão no noticiário e corremos até aqui. Disseram que, se tiver voo, a gente viaja. Se não, mandam por outra companhia."O advogado Ronaldo Silva pagou R$ 55 pelo trecho São Paulo-Curitiba. O voo foi cancelado e ele, transferido para um voo da TAM, 3 horas depois. "É barato, mas não voa!" No Rio, a aposentada Marisa Rodrigues deveria ter decolado para Belo Horizonte. "Liguei para a Webjet e disseram que estava tudo normal. Quando cheguei, o voo estava cancelado. Não quis esperar e comprei outra passagem."

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