Vizinhos fazem 'vaquinha' para melhorar seus bairros em NY Psicodelia na estação de trem

Um site de patrocínios colaborativos está ajudando a tirar do papel projetos feitos por cidadãos para melhorar seus bairros em Nova York. Trata-se do Ioby (www.ioby.org), que entrou no ar em 2010 e depois disso já levantou US$ 174,6 mil em doações de cidadãos para 101 projetos em diferentes áreas da cidade.

RODRIGO BURGARELLI, O Estado de S.Paulo

18 Março 2012 | 03h03

No rol de projetos aprovados estão ideias simples que só não saíam do papel por falta de comunicação entre os moradores de uma área, como reforma de calçadas e limpeza de lotes abandonados. Outras são mais ambiciosas, como o "Don't Flush Me", que promete avisar os moradores da cidade por mensagens de celular quando o sistema de esgoto estiver sobrecarregado - para evitar descargas e banhos nesse período.

Outro projeto do tipo é o "Pollos del Pueblo", que quer usar lotes abandonados no Brooklin para a criação de galinhas, em um sistema comunitário, dando à vizinhança acesso a ovos orgânicos produzidos a poucos quarteirões de casa. Segundo os organizadores do site, os doadores moram em média a apenas 3 quilômetros da sede dos projetos para os quais contribuíram.

Uma festa marcou a reabertura da estação de trem King's Cross, em Londres. Inaugurada em 1852, foi totalmente reformada para a Olimpíada deste ano. A capacidade da estação foi duplicada, ao custo de R$ 2 bi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.