Viracopos vai ganhar 'tapumes artísticos'

A concessionária Aeroportos Brasil decidiu cobrir com grafites os tapumes que cercam as obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, e abriu inscrições para grafiteiros da Região Metropolitana de Campinas que queiram participar.

RICARDO BRANDT / CAMPINAS, O Estado de S.Paulo

19 de janeiro de 2013 | 02h02

"É uma ótima oportunidade para resgatarmos o grafite em Campinas, dando visibilidade para os artistas das antigas e também para apresentar o trabalho dos novos", afirmou o grafiteiro Edson Xis, que assina como Negros. "Esse tipo de arte ficou um pouco marginalizado na cidade."

Até o dia 28, artistas da região poderão se cadastrar pela internet para participar do projeto, chamado Viracopos Graffiti, que acontece no dia 3 de fevereiro. Com o tema Viracopos, Um Aeroporto em Movimento - slogan da concessionária por causa das obras que vão elevar a capacidade do terminal dos atuais 7 milhões de passageiros por ano para 14 milhões até 2014 -, os artistas terão espaços iguais nos tapumes brancos que já começaram a ser instalados.

Cachê. Cada participante receberá da concessionária, além de material de trabalho, como tinta e equipamentos de proteção, um cachê artístico de valor ainda não divulgado.

No dia da produção das pinturas, haverá apresentações de grupos de dança de rua, hip hop e DJs.

"O grafite já foi forte em Campinas, mas a falta de espaços, de incentivo do governo e o alto preço das tintas dificultam muito", explicou Xis.

O artista, que já se inscreveu na mostra, afirmou que outros grafiteiros da região de Campinas poderão ter a chance de mostrar sua arte em um local de alta visibilidade e movimento.

Interessados podem se cadastrar pelo site http://www.viracopos.com/graffiti.html até dia 28 deste mês. As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupos de até dez integrantes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.