Vinte gatos morrem envenenados no interior de São Paulo

Donos dos animais foram à Polícia Civil para pedir investigação do caso

José Maria Tomazela, O Estado de S. Paulo

21 Fevereiro 2014 | 19h27

SOROCABA - Vinte gatos apareceram mortos nos últimos dias na região do Park das Colinas, em Assis, no sudoeste paulista. Os animais foram provavelmente envenenados. Moradores encontraram pedaços de pão impregnados com o veneno conhecido como 'chumbinho'. Os donos dos animais foram à Polícia Civil pedir que as mortes sejam investigadas. Um deles chegou a perder três gatos em apenas um dia.

Foram registrados boletins de ocorrência. Alguns cães também foram envenenados, mas não chegaram a morrer. A mortandade intriga os donos de animais, pois não existem suspeitos dos ataques. Muitos donos decidiram recolher cães e gatos, mantendo-os longe da rua.

O 'chumbinho' é um produto altamente tóxico usado principalmente no controle de ratos, mas sua comercialização é proibida no Brasil. O veneno, no entanto, é vendido clandestinamente. A Polícia Civil vai investigar as mortes dos animais e o uso do veneno, que pode colocar em risco a saúde de pessoas. Até a tarde desta sexta-feira, 21, não tinham sido encontrados suspeitos de causar a mortandade.

Mais conteúdo sobre:
gatos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.