Ayrton Vignola/AE
Ayrton Vignola/AE

Viaduto da Fernão Dias é liberado após 9 meses

Um deslizamento de terra em fevereiro deste ano danificou a estrutura do trecho, na altura do km 77,5 em Mairiporã

Solange Spigliatti, Central de Notícias

07 Dezembro 2010 | 16h14

SÃO PAULO - Foi liberado nesta terça-feira, 7, após quase 10 meses, o viaduto da Rodovia Fernão Dias, na altura do km 77,5, no limite entre São Paulo e Mairiporã, sentido Minas, que tinha sido avariado por um deslizamento de terra no fim de fevereiro.

 

A concessionária Autopista havia identificado rachaduras na pista sul e posteriormente técnicos constataram que o deslocamento de até 10 centímetros havia afetado o maciço do viaduto da pista norte no km 77,5, em Mairiporã.

 

Uma nova fundação do apoio do viaduto foi feita, colocando-o na posição original para a liberação da pista. Foi feita também a remoção de parte da pista Sul - uma faixa da pista sentido São Paulo foi demolida (e reconstruída em seguida), para que a encosta pudesse ser estabilizada.

 

Com a conclusão dessa intervenção, foi possível restabelecer o tráfego no sentido Belo Horizonte da rodovia, o que aconteceu em 1º de junho de 2010, com a implantação da mão dupla no trecho do km 76 ao km 79, da pista sentido São Paulo. No local, os usuários puderam seguir em duas faixas tanto no sentido Sul quanto no sentido Norte, até agora.

 

Obras complementares para a finalização do conjunto continuarão a ser realizadas, mas sem atrapalhar o tráfego, de acordo com a concessionária.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.