Via Anchieta, aberta ao tráfego em 1947

O paulistano que hoje reclama dos congestionamentos na Serra do Mar nos feriados prolongados não imagina que, em 1908, viajar de São Paulo a Santos pela Estrada Velha - único caminho para se chegar à Baixada Santista até a década de 1950 - podia levar 36h30. No dia 16 de abril daquele ano, um grupo de aventureiros fez o trajeto de carro pela primeira vez.

O Estado de S.Paulo

29 Novembro 2012 | 23h50

A comitiva teve de passar a noite em uma casa de lenhadores poloneses. Pelo caminho, uma série de atoleiros e obstáculos foi transposta com dificuldade. Até dinamite foi utilizada no desafio. Em um dos atoleiros, os aventureiros demoraram mais de 4 horas para tirar os carros de um buraco de 80 cm de profundidade.

Só muitos anos mais tarde, em 1913, decidiu-se calçar com pedras de macadame o Caminho do Mar. Em 1926, a estrada foi contemplada com uma técnica pioneira: o uso de concreto no pavimento. A estrada suportou, por muitos anos, o trânsito de todo tipo de veículo, incluindo caminhões, até a inauguração da primeira pista ascendente da Via Anchieta, em 1947. / ROSE SACONI

Sufoco: A primeira viagem de

automóvel de São Paulo à Baixada Santista levou mais de 36 horas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.