Verão começa com pancadas de chuva e piscinas lotadas

Ontem, a máxima chegou a 32,2°C em SP, segundo o Inmet; médias mínimas devem ficar em 18,5°Ce máximas, em 28°C

Mônica Pestana, O Estado de S.Paulo

22 Dezembro 2010 | 00h00

O verão começou oficialmente ontem, às 21h38, com um clima típico da estação: termômetro chegando aos 32,3ºC e pancadas de chuva durante a tarde. Para os meteorologistas, o verão de 2011 será semelhante ao passado, com muita chuva e temperaturas elevadas. A mínima de ontem foi de 22ºC, registrada no final da tarde no Mirante de Santana, zona norte da capital.

Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as últimas três semanas de dezembro são uma amostra de como será este verão. "Como no passado, as temperaturas oscilarão bastante, com médias mínimas de 18,5ºC e máximas em torno dos 28ºC", afirma. A estação mais quente do ano vai até dia 20 de março.

Ontem, as piscinas e parques da capital foram as opções mais procuradas pelos paulistanos que pretendiam aproveitar as altas temperaturas e as folgas de fim de ano. A recém-inaugurada unidade do Sesc no Belenzinho, na zona leste, atraiu adultos e crianças que se refrescaram em seu conjunto com quatro piscinas, em um total de 2.200 m². "O calor é bom e fica melhor ainda quando dá para curtir uma sombra", diz a professora Lúcia Contente Mos, de 34 anos, que aproveitou a tarde na piscina.

Quem optou pelas sombras em parques, como o Ibirapuera, na zona sul, o calor é bem-vindo, assim como as chuvas. "É gostoso, mas é muito abafado. Uma chuvinha cai bem", diz a aposentada Ione Oliveira, de 60 anos.

Previsão. Para o final desta semana são esperadas mais chuvas e tempo abafado. Hoje deve chover em São Paulo, por causa da entrada de uma frente fria, e a temperatura máxima deve chegar aos 27ºC, segundo o Inmet.

Já para o dia 24, véspera de Natal, são esperadas chuvas moderadas na capital. Também pode chover no dia 25. Depois de quinta-feira, a temperatura deve subir gradualmente, chegando aos 30ºC no sábado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.