Velódromo Paulistano foi o primeiro estádio

Muito antes da construção dos grandes estádios, no início do século 19, os jogos de futebol aconteciam na Várzea do Carmo, no Velódromo Paulistano, Chácara Dulley, no Bom Retiro, no campo do Jardim Aclimação e, claro, nas centenas de campos vazios disponíveis na São Paulo daquela época. Cada terreno plano era espaço para uma partida do "violento e emocionante esporte", como chegou a descrever o Estado em suas páginas.

O Estado de S.Paulo

28 de dezembro de 2012 | 02h01

O Velódromo Paulistano foi o primeiro estádio da cidade. Inaugurado oficialmente em 19/10/1901, com a partida entre paulistas e cariocas (0 a 0), logo tornou-se ponto de reunião da sociedade paulistana, onde iam senhoras de vestido longo e rendado e senhores de gravata e chapéu para torcer discretamente, pois um cartaz avisava: "É expressamente proibido vaiar".

O terreno pertencia à família Prado e ficava na Consolação, entre as Ruas Martinho Prado e Olinda. Arrendado pelo Clube Atlético Paulistano, foi lá que aconteceu a primeira partida oficial do Paulistão. No dia 8 de maio de 1902, o São Paulo Athletic Club venceu o Paulistano. / ROSE SACONI

História: Terreno da família Prado, na Consolação, foi o local da 1ª partida do Campeonato Paulista, em 1902

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.