Epitácio Pessoa/AE
Epitácio Pessoa/AE

Velocidade média à tarde não sai dos 15 km/h

De manhã, a média é de 16 km/h; SPTrans considera 'rápidos' coletivos a até 18 km/h

Artur Rodrigues, Bruno Ribeiro e Nataly Costa, O Estado de S.Paulo

10 de maio de 2012 | 03h04

Nenhuma região paulistana tem ônibus rápidos no horário de pico da tarde. Mesmo a São Paulo Transportes (SPTrans) classificando como "rápidos" os coletivos que trafegam a apenas 18 km/h, nenhum bairro da cidade tem coletivos que cheguem a essa velocidade média entre 17h e 20h nos dias úteis, conforme os indicadores municipais.

Nos três últimos anos, a velocidade no pico da noite ficou estagnada em 15 km/h. No período da manhã, houve até piora na velocidade média: de 17 km/h para 16 km/h. A meta da gestão Gilberto Kassab (PSD) era o oposto: aumentar em 15% essa velocidade até o fim de 2012.

As médias, que fazem parte dos indicadores sobre as linhas sob concessão da SPTrans, são calculadas a partir do tamanho das linhas - nos corredores ou no tráfego comum - e o tempo gasto pelos coletivos para percorrê-las. São aferidas pelos aparelhos de GPS instalados na frota. O índice só considera "lenta" a velocidade de 12 km/h ou menos - o equivalente a uma corrida na esteira.

Zona leste. Os bairros com a velocidade mais "alta", 18 km/h, estão na zona leste: Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Penha, São Miguel, São Mateus, Guaianases e Itaim Paulista (Área 4). Mas essa velocidade é só na ida, das 6h às 8h59. Na volta para casa, entre 17h e 19h59, ela cai para 16 km/h. A Prefeitura atribui o resultado a medidas como colocação de nova sinalização para ônibus em locais como a Radial Leste, que resultaram no aumento de 7,5% na velocidade média da via.

Já o extremo sul, em M'Boi Mirim, tem a pior velocidade média de corredor de ônibus na cidade: 13 km/h no pico da tarde. Ontem, porém, por volta das 19h30, mesmo nos corredores de ônibus, onde não há disputa por espaço com os carros e, teoricamente, o ônibus anda melhor, a velocidade era de 11 km/h, de acordo com o site Olho Vivo, da SPTrans (olhovivo.sptrans.com.br).

No geral, nas regiões sul (Área 6) e sudeste (Área 7) os ônibus são mais lentos: em bairros como Ipiranga e Jabaquara, se arrastam a 15 km/h. A SPTrans considera essa uma velocidade "moderada".

A Prefeitura argumenta, em nota, que a zona sul recebeu três novas faixas exclusivas para ônibus no ano passado, na Avenida Vereador José Diniz, nas Ruas Borges Lagoa e Domingos de Moraes, e na Ponte do Socorro.

Planejamento. O professor Cláudio Barbieri da Cunha, do Departamento de Engenharia de Transportes da USP, ressalta a pouca quantidade de linhas expressas e semiexpressas na organização do sistema de transportes e de mais terminais de conexão. Segundo ele, um planejamento melhor das linhas deixaria a viagem mais rápida. "As faixas são usadas por muitas linhas, porque elas vêm de lugares diferentes e têm de percorrer o mesmo trajeto." / ARTUR RODRIGUES, BRUNO RIBEIRO e NATALY COSTA

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