Velocidade máxima permitida é reduzida em vias do centro

Medida tem como objetivo reduzir incidência de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a partir de segunda-feia, 15, vai diminuir a velocidade máxima permitida em mais ruas do centro da capital paulista. Agora, o limite será de 40 km/h nas Avenidas Cásper Líbero, Rio Branco, São João, Ipiranga, Nove de Julho, Brigadeiro Luís Antônio e Liberdade, além da Rua da Consolação.

PUBLICIDADE

Chamada de "Área 40", a ação começou em outubro do ano passado, quando vias no entorno da Praça da República tiveram a velocidade diminuída para 40 km/h. Bairros como Lapa, na zona oeste, Penha, na zona leste, Santana, na zona norte, e Moema, na zona sul, já ganharam esse tipo de mecanismo nos últimos meses.

O objetivo é "melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área".

A CET informa que a expansão da "Área 40" no centro leva em conta a grande quantidade de pedestres no local, "e onde concentram-se também faixas exclusivas para ônibus e ciclovias implantadas nos últimos meses, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação".

Também haverá redução da velocidade máxima permitida de 60 km/h para 50 km/h nas seguintes vias:

• Avenida Rangel Pestana • Rua Anita Garibaldi • Praça João Mendes • Viaduto Dona Paulina • Avenida Ipiranga (entre as Avenidas Cásper Líbero e São Luís) • Avenida Senador Queirós • Avenida Mercúrio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.