Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Veja o que abre e o que fecha em São Paulo no ano-novo

Serviços como bancos, Correios e Poupatempo têm horário alterado em função das festas de fim de ano; confira

Felipe Cordeiro, O Estado de S.Paulo

23 de dezembro de 2019 | 14h30
Atualizado 27 de dezembro de 2019 | 07h32

SÃO PAULO - Assim como o Natal, a celebração do ano-novo altera o horário de funcionamento de órgãos públicos e serviços privados em São Paulo nos dias 30 e 31 de dezembro de 2019 e 1º de janeiro de 2020.

Confira abaixo o que abre e o que fecha durante o réveillon:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias funcionarão em horário normal nesta sexta-feira, 27, e na segunda-feira, 30, último dia de expediente no ano.

No ano-novo, os bancos não abrem para atendimento no dia 31 e no primeiro dia de 2020.

A Febraban orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Correios

As agências dos Correios funcionam até o meio-dia no dia 31 e não abrem no dia 1º de janeiro.

Ônibus 

De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), a circulação dos ônibus municipais no feriado do ano-novo será de 43% da frota operacional em relação aos dias úteis. Nos dias 30 e 31, a operação será reduzida a 66% do total de coletivos dos dias úteis.

Metrô

Para atender o público que vai acompanhar o réveillon na Avenida Paulista, o Metrô de São Paulo fará uma operação especial e funcionará sem interrupções durante a madrugada. Confira os detalhes.

Rodízio de veículos

O rodízio municipal de veículos de São Paulo está suspenso desde segunda-feira, 23, e será retomado somente no dia 13 de janeiro de 2020.

A Secretaria de Mobilidade e Transportes informou que a suspensão não vale para veículos pesados (caminhões) e nem para as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Zona Azul

Nos dias 31 e 1º, está suspensa a fiscalização de estacionamento rotativo Zona Azul nos bolsões internos e vias no entorno do Parque Ibirapuera. Nos demais locais da cidade, vale a sinalização de regulamentação vigente.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados nos dias 30 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. Nos dias 27 e 28 de dezembro e a partir do dia 2 de janeiro, todas as unidades atendem normalmente, de acordo com o horário de cada posto.

Detran-SP

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) fecham nos dias 30 e 31 de dezembro, além do dia 1º de janeiro. Nos dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, após o feriado, todas as unidades voltam a atender normalmente.

Procon-SP

A Fundação Procon de São Paulo ficará fechada nos dias 31 e 1º. Nos demais, o funcionamento é normal.

Mercados e sacolões municipais

Os mercados e sacolões municipais terão horário de atendimento alterado em função das festas de fim de ano. Confira o funcionamento das unidades.

Parques

Os parques administrados pela Prefeitura de São Paulo sofrerão alteração de horário, exceto o Parque do Carmo. O Ibirapuera, no dia 31, abre às 5 horas e fecha às 16 horas. Já no dia 1º, funciona entre as 5 horas e as 20 horas.

Os demais parques, no dia 31, abrem em horário normal, mas fecham duas horas antes; enquanto no dia 1º, abrem duas horas depois.

Ruas Abertas

O Programa Ruas Abertas terá funcionamento normal no domingo, 29. A Avenida Paulista ficará aberta para o público das 10 horas às 18 horas. Já a Avenida Sumaré é ativada das 7 horas às 14 horas. No dia 1º, feriado, a Paulista será fechada para os carros entre 10 horas e 18 horas.

Cultura

Alguns equipamentos culturais administrados pelo município, como casas de cultura, centros culturais e teatros, terão o horário de funcionamento alterado. Confira aqui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.