Sergio Neves/AE
Sergio Neves/AE

Vagas para 650 veículos no Teatro Municipal ficam só no papel

Promessa de garagem foi feita por Kassab em junho de 2011; um ano depois, não há data para projeto começar

Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, O Estado de S.Paulo

17 Abril 2012 | 03h02

Em junho do ano passado, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) assegurou que um edifício-garagem seria construído de forma anexa ao Teatro Municipal, na região central de São Paulo.

A promessa foi feita no dia 10 de junho, durante a reabertura do teatro, que comemorou seu centenário em 2011.

Mas a promessa de um estacionamento para 650 veículos entre as Ruas 24 de Maio e Conselheiro Crispiniano segue sem data para sair do papel.

1. Por que seria importante um estacionamento público ao lado do Teatro Municipal?

Com a falta de vagas para estacionar no centro, o público que frequenta os espetáculos no teatro costuma pagar até R$ 45 para os serviços de valet instalados nas ruas vizinhas. Isso sem contar as dezenas de flanelinhas que cobram R$ 30 antecipados de motoristas que param nos locais de Zona Azul livres em fins de semana.

2.Como seria o edifício-garagem?

Haveria um túnel ligando o teatro e a Rua 24 de Maio. Na apresentação do projeto, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, afirmou que o estacionamento seria totalmente automatizado. As vagas também poderiam ser usadas por quem trabalha na região central durante os dias da semana. "É inconcebível que na área onde está o Teatro Municipal, nosso principal equipamento de cultura, não tenhamos um estacionamento que sirva de apoio às pessoas", argumentou o prefeito, Gilberto Kassab, na apresentação do edifício-garagem.

3.Qual o plano de Prefeitura para minimizar a falta de vagas no centro da cidade?

Em oito anos, o governo já apresentou três diferentes projetos para construir garagens no centro, do modelo que cria vagas subterrâneas, atualmente em planejamento, aos edifícios-garagem apresentados como solução para o problema em 2004. O projeto para a construção de 64 deles na capital foi abandonado em 2009.

4.Que projeto está hoje em estudo?

Para o centro, estão em estudo três estacionamentos subterrâneos que serão construídos pela iniciativa privada, incluindo o edifício-garagem do teatro. Em troca, o concessionário ganhará o direito de administrá-los por um período ainda não definido.

5. O que diz a Prefeitura?

A administração municipal informa que já existe um Decreto de Utilidade Pública para a área do Teatro Municipal e as desapropriações estão em processo administrativo. Em paralelo, estão sendo estudadas as melhores alternativas com relação ao modelo de financiamento que será usado.

A QUEM RECLAMAR

Prefeitura de São Paulo

http://sac.prefeitura.sp.gov.br/

Ouvidoria Geral do Município

(11) 0800-175717

(11) 3334-7132

Ministério Público

(11) 3119-9000

ouvidoria@mp.sp.gov.br

Notícias relacionadas
Mais conteúdo sobre:
SP na Gaveta

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.