Usuários ocupam o centro

NOVAS 'CRACOLÂNDIAS' NA CAPITAL

O Estado de S.Paulo

09 de agosto de 2012 | 07h41

Depois da ação desastrosa da Prefeitura na Cracolândia, os usuários se espalharam pela cidade, criando outras cracolândias. Em qualquer horário do dia no centro há usuários de crack se drogando e ainda fazendo ameaças a nós, trabalhadores. A Av. Ipiranga com a São João é um desses locais. Andar em qualquer horário na Rua D. José de Barros ou nas proximidades é uma tarefa que exige coragem, assim como pegar ônibus. Os usuários de crack têm seus direitos assegurados e nós, trabalhadores, que pagamos nossos impostos, não.

EUGÊNIA TONIDANDEL / SÃO PAULO

A Secretaria Municipal de Assistência Social esclarece que atua diariamente, em todas as regiões da cidade, realizando abordagens e encaminhamentos. Com relação aos fatos apontados, diz que no perímetro do Distrito da República (Rua Dom José de Barros, Av. São João e adjacências) equipes de orientadores socioeducativos atuam diariamente das 8 às 22 horas. O trabalho dos orientadores consiste na identificação, aproximação, escuta e encaminhamento desse público para a rede de proteção social. Acrescenta que a maioria dos cidadãos recusa o atendimento e não se pode obrigá-los a aceitar os serviços.

A leitora relata: Chego às 7 horas no trabalho e saio por volta das 21 horas. Percorro as ruas citadas e nunca vi ninguém da equipe socioeducativa. Precisei solicitar ajuda aos guardas civis da região para conseguir tomar condução. Eu como cidadã não tenho o direito de pegar minha condução ou andar pelo centro em paz. Os usuários podem querer ou não querer ser ajudados, e eu só posso correr de medo. Triste realidade!

DETRAN

Site inoperante

Tentei tirar eletronicamente a 2.ª via da carteira de habilitação, o que, teoricamente, seria possível. No entanto, o site do Detran é inoperante. Tentei vários dias, em diversos horários. Ou o site está em manutenção, ou a minha senha e os meus dados são considerados inválidos, ou a operação está fora do ar. Diante disso, tentei agendar horário no Poupatempo. Outro engodo: para realizar o primeiro acesso, é preciso fazer um cadastro para receber um e-mail com um link. E também não funciona. Por que os cidadãos não são honrados com serviços à altura dos impostos recolhidos?

ELIANA NOGUEIRA DO VALE

/ SÃO PAULO

O Detran-SP informa que as instabilidades relatadas pela leitora não constam nos registros de sistema. Diz que a dificuldade encontrada pode ter sido ocasionada pela divergência no preenchimento dos dados da condutora com o endereço previamente cadastrado quando da última renovação da CNH, por exemplo.

A leitora reclama: Se não houve instabilidade, por que não consegui efetuar a transação? Há 30 anos resido no mesmo endereço e renovei a carteira em 2008. De quem é a responsabilidade pela atualização?

EDP BANDEIRANTE

Duas contas de luz por mês

Desde o início do ano tenho recebido duas contas de energia da EDP Bandeirante referentes ao mesmo número de instalação. Estou pagando duas contas com a mesma data de vencimento. Já reclamei, mas seis meses se passaram e o problema persiste.

CARLOS EDUARDO FERNANDES

/ TAUBATÉ

A EDP Bandeirante informa que está em contato com o leitor para solucionar o caso.

O leitor diz: A EDP me ligou, expliquei o problema e disseram que retornariam em até 24 horas, o que não ocorreu.

VIVO

TV e internet sem sinal

Em 3/7 fiquei sem sinal de TV e internet, serviços fornecidos pela TVA/Vivo. Liguei para reclamar e sempre recomendavam o mesmo procedimento (tirar o cartão e aguardar 15 minutos), mas nada acontecia. Um técnico veio, disse que o problema era dos cabos externos e que em 4 horas o caso estaria resolvido. Nada. No dia seguinte, prometeram solução até as 23 horas. Nada. No outro dia, a mesma promessa e nada! Se o problema é "externo", por que enviar um técnico à residência? É incompetência ou uma forma de ludibriar usuários?

DANTE ALDRIGHI / SÃO PAULO

A Vivo diz que o leitor terá creditado o valor equivalente aos dias em que o serviço esteve indisponível.

O leitor comenta: Em 25/7 a TV voltou a ficar sem sinal. Quanto à internet, o sinal cai várias vezes ao dia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.