Capítulo 08

Um dia na vida dos Beatles em São Paulo

Faça a experiência: pegue o celular, coloque o fone de ouvido e viva a metrópole ouvindo The Beatles;

Daniel Fernandes, São Paulo

27 de fevereiro de 2019 | 14h44


Pessoal, tudo bem?

Vocês podem me fazer um favorzinho uma única vez? 

Para tornar a experiência de leitura da coluna desta sexta-feira mais sensorial, selecione a música A Day In The Life, ache o fone de ouvido e a coloque para tocar. É com ela que você deve seguir a partir de agora.

A proposta da coluna de hoje, depois de falarmos tanto sobre esfihas e até do carnaval, é organizar um passeio quase aleatório pela cidade ao som dos Beatles. O buzz a respeito dos quatro rapazes de Liverpool deve voltar forte nos próximos meses por conta do novo show de Paul McCartney por aqui - aliás, recomendo fortemente a leitura da entrevista exclusiva que Paul concedeu ao nosso repórter Julio Maria - e pelo arguadado lançamento do novo filme de Danny Boyle. Confira o trailer nesta reportagem do Caderno 2. Na história, a humanidade sofre um apagão e simplesmente se esquece dos Beatles.

Mas nós não vamos deixar isso acontecer, não é mesmo?

Vamos lá! 

Começaremos o nosso passeio pelos parques de São Paulo - uma ótima pedida, principalmente porque você não precisa necessariamente gastar muito. E tem para todos os gostos: uma sugestão é começar pelo Parque da Água Branca, criado em 1929 e com clima de fazenda em plena metrópole, seguir diretamente para o principal deles, o do Ibirapuera, mas também esticar até o Parque do Povo, com seus roteiros botânicos, jardins e árvores frutíferas. Dá para fazer tudo em um dia só e tocando no seu celular músicas como Penny Lane, Strawberry Fields Forever, Nowhere Man (visitas a parques são um exercício de olhar para o seu interior), Across The Universe (se você decidir visitar o Planetário do Ibirapuera) e I Feel Fine.

O passeio pelos parques eu recomendo que você faça sozinho, mas uma ótima pedida em grupo é conhecer esses cinco pubs para beber cerveja em São Paulo. Não sei se eles vão ficar bravos, mas experimente - depois da segunda cerveja - cantarolar Yesterday - garanto que vai ter gente te acompanhando. Na ida e na volta, coloque para tocar With a Little Help From My Friends, I Saw Her Standing There e, principalmente, Sgt. Peppers Lonely Hart Club Band. Aproveito esta coluna para lançar a você, caro leitor, um desafio: você sabe quem é quem na capa deste espetacular álbum?

Aproveitando que vem uma boa folga aí com o carnaval e que tal colocar para tocar Day Tripper e visitar essas ótimas exposições. E que tal conferir os novos serviços à disposição no aeroporto de Guarulhos curtindo Back In The USRR? Dica que nos leva ao Minhocão. Construído quando ainda havia a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o elevado, para os carros, parece estar com os dias contados. Aproveite que no domingo essa realidade futura já é presente para dar um passeio por lá ao som de Getting Better, Run For Your Life e Drive My Car (uma pequena provocação não faz mal a ninguém) e, finalmente, aperte o play em And Your Bird Can Sing - não seria bom se a gente pudesse ouvi-los sempre?

Resisti a tentação e não recomendei visitar a Praça do Pôr do Sol ao som de Here Comes The Sun…..

…. quer dizer…..

Bem, eu já fiz isso de bicicleta e é bem legal.

E você, qual música dos Beatles você acha a cara de São Paulo. Me conte nos comentários.

 

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Editor de Suplementos

Formado em jornalismo em 1998, trabalha no Estadão desde 2004. Adora descobrir coisas novas na cidade de São Paulo, mesmo que falte tempo para conhecer tudo ao mesmo tempo agora.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.