Um dia após pane, Aeroporto de Guarulhos tem atraso em 25% dos voos

Dos 531 voos programados para este sábado, 137 atrasaram e 12 foram cancelados; situação melhora um pouco em Congonhas, com 18,3% das viagens atrasadas

PUBLICIDADE

Por Igor Ferraz e Paula Felix
Atualização:

SÃO PAULO - Um dia após a pane que afetou voos em São Paulo, o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, tinha atrasos em 18,3% das viagens previstas para o período entre 0 hora e 18 horas de sábado, 21. De 164 voos programados, 32 estavam atrasados, disse a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)

No Aeroporto de Cumbica (Guarulhos), no mesmo período, dos 531 voos, 12 foram cancelados e 137 atrasaram (25,8%). Segundo a GRU, concessionária que administra o terminal, a situação estava normalizada e os atrasos não eram reflexos do problema técnico do dia anterior.

Pane em radar afetou voos no Aeroporto de Congonhas nessa sexta-feira Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

PUBLICIDADE

Conexões em outros aeroportos do País também continuavam com problemas no sábado. No Aeroporto de Brasília, dos 110 voos programados, 44 tiveram atrasos (40%) de 0 hora às 18 horas. No Santos Dumont, no Rio, 15 dos 82 voos (18,3%) atrasaram e três foram cancelados no período.

Na manhã de sábado, em todo o País, havia registro de atraso em 16,98% dos voos. Dos 950 voos programados, 218 atrasaram(22,9%) e 32 foram cancelados.

Na sexta-feira, 20, foram registradas instabilidades no sinal do radar da Área de Controle Terminal de São Paulo, informou o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea.

A estudante Luara Corleto, de 17 anos, enfrentou um atraso de quatro horas no voo que pegaria de São Paulo para Vitória (ES) nesta sexta-feira. "Quando cheguei no aeroporto, às 17h, já vi um monte de gente. Até então, meu voo estava previsto, mas não estava confirmado. Às 19h, falaram que o voo ia atrasar, mas sairia às 20h."

Luara conta que o horário continuou sendo alterado e ela só conseguiu viajar às 22h50. "Isso me atrapalhou, porque eu tinha um show para ir às 21h. Daria tempo de eu ir. Perdi o ingresso, perdi dinheiro." Ela diz que a espera foi desconfortável. "Foram quatro horas de atraso. Dá cansaço, fome."

Publicidade

Motivos para atrasos nos aeroportos

Isso foi causado, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), pela “transição do fornecimento de energia elétrica do abastecimento comercial para o do gerador próprio”. Durante a pane, foram adotadas ações de contingenciamento de fluxo na região. 

Resolução 141/2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê que as companhias deem assistência em atrasos e cancelamentos. A partir de uma hora de atraso, o passageiro deve receber opções para comunicação. A partir de quatro horas, deve ser garantida acomodação. Atraso maiores dão direito a reembolso.

Em nota, a companhia aérea Gol informou que, entre 0 hora de sexta e a tarde de sábado, 33 voos foram cancelados e sete foram alternados para os aeroportos de Confins (Belo Horizonte), Galeão (Rio) e Curitiba. Informou ainda que trabalha para "minimizar os impactos.

Também em nota, a companhia aérea Latam informou que quatro voos foram "cancelados previamente" neste sábado. "A companhia não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos seus passageiros", disse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.