
19 de abril de 2011 | 00h00
Corpus Christi é outro feriadão! Acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, mas, por enquanto, basta saber que a data em 2011 cai no dia 23 de junho, e não se fala mais nisso! A Semana Santa que se inicia já demanda - mais até que em outros anos de sua celebração - alguns esclarecimentos fundamentais para quem não está lá muito em dia com as tradições do cristianismo ou andou faltando a aulas de História do Brasil.
Como se não bastassem as dúvidas religiosas de sempre - por exemplo, o que a ressurreição de Cristo tem a ver com coelhos e ovos de chocolate? -, a efeméride móvel no calendário cristão coincide desta vez com a data nacional de outro mártir: o enforcamento de Tiradentes será lembrado no feriado de véspera ao da crucificação de Jesus. Uma coisa não tem, evidentemente, nada a ver com a outra, como podem pensar as crianças entediadas nas procissões de automóveis a caminho da praia.
Os pais devem estar preparados, ainda, para outro questionamento pertinente sobre as folgas escolares da semana: "Mãe, sexta-feira, 22 de abril, não devia ser feriado por causa do Descobrimento do Brasil?" Cá pra nós, faz sentido, né?!
Basta!
"NÃO DÁ MAIS PARA PASSAR O FIM DE SEMANA NO LEBLON!"
Aécio Neves, após perder sua habilitação numa blitz da lei seca no bairro carioca.
Gesto nobre
Do ex-presidente Lula, solidarizando-se com o senador tucano que se recusou a fazer teste do bafômetro: "É muito difícil fazer oposição de cara limpa no Brasil!"
Além proibido
O cinema brasileiro não dá mesmo sorte! Na semana em que o País estreitou comércio com a China, os filmes sobre vida após a morte e reencarnação entraram na lista de "desaconselhados" pelo governo de lá.
Mal comparando
Justiça seja feita à administração Kassab, São Paulo teve na primeira quinzena de abril mais apagões do que pontos de alagamento. O problema, no caso, é do Alckmin, mas como ninguém se lembra direito quem é o governador, acaba sempre sobrando pro prefeito.
Ô, raça!
O carioca reclama de barriga cheia da explosão de bueiros em Copacabana. Em Niterói já tem tsunami de esgoto!
Bom ministro
Nelson Jobim está conformado com a ideia de desistir da compra de aviões de caça. Dilma prometeu-lhe, em compensação, uma farda camuflada de cair o queixo!
Barbeiragem
O ministro Guido Mantega está tentando frear a inflação e segurar o câmbio ao mesmo tempo. Será que não seria o caso de primeiro pisar na embreagem?
Que bafômetro?
Os assessores de imprensa de Aécio Neves, como diria Tim Maia, não fumam, não bebem e não cheiram: só mentem um pouquinho!
Foie gras
O Corinthians está esperando o Ganso engordar para contratá-lo.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.