Turistas querem é o calor recorde

Há quem reclame de nuvens, mesmo após 43,2°C

HELOISA ARUTH STURM / RIO, O Estado de S.Paulo

28 de dezembro de 2012 | 02h03

Mesmo com o recorde de temperatura registrado no Rio anteontem, com o calor chegando aos 43,2°C e sensação térmica de 49°C, o sol forte não tem intimidado os turistas que chegam à cidade para aproveitar as praias e os cartões-postais da cidade.

E há quem reclame quando uma nuvenzinha aparece para estragar a paisagem. Ontem à tarde, uma leve neblina encobriu o Cristo Redentor e fez centenas de visitantes no Corcovado esperarem o tempo abrir somente para poderem aproveitar melhor lá do alto.

"Eles ficaram tristes porque nós chegamos bem quando fechou o tempo", disse a comerciante Márcia Cristiane de Souza, referindo-se ao casal de amigos paranaenses que a acompanhavam. Márcia já está acostumada com o verão carioca, mas a amiga Naiara Sabino Castro estranhou. "Apesar de lá em Maringá também estar bem quente, aqui está demais. Minha filha não vê a hora de ir pra praia", disse a empresária, que chegou ontem à cidade.

A suíça Sibylle Spühler deixou o inverno do Colorado, nos Estados Unidos, onde mora atualmente, para experimentar o verão carioca pela primeira vez. "É ótimo escapar da neve e do frio para aproveitar esse calor aqui." Em viagem de férias com o namorado, ela está visitando países da América do Sul e vai ficar apenas três dias no Rio, antes de partir para Foz do Iguaçu e seguir rumo à Argentina. "O Brasil é tão grande e há tantos lugares para conhecer, que fica difícil visitar tudo. Só teremos tempo mesmo de ver os principais pontos turísticos", disse Sibylle, enquanto tirava fotos do Cristo Redentor.

Já para o marroquino Achraf, o calor brasileiro pode até parecer ameno. "O Marrocos é bem mais quente. A temperatura chega a 40°C, quase 50° C, então não estou sofrendo com o calor", disse ele, que veio visitar a namorada brasileira e pretende ficar no País pelos próximos três meses. Os turistas ainda vão aproveitar bastante o feriado prolongado.

Previsão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de um fim de semana bem ensolarado, com temperatura máxima chegando aos 37°C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.