Trem falha e Linha 4 do Metrô tem lentidão no pico

Problema ocorreu na porta de uma composição, que teve que ser conduzida por um funcionário

Caio do Valle, Jornal da Tarde

16 Julho 2012 | 19h11

SÃO PAULO - Um trem da Linha 4-Amarela, considerada a mais tecnológica do Metrô de São Paulo, falhou e deixou de abrir as portas na Estação República, sentido Luz, por volta das 17h40 desta segunda-feira, 16. Devido a isso, um funcionário da ViaQuatro, concessionária responsável pelo ramal, teve que assumir o comando da composição, abrindo as portas e guiando o trem no modo manual.

O problema é que, nessas situações, o trem só pode atingir a velocidade máxima de 30 km/h, bem abaixo do normal, entre 60 e 80 km/h. Isso fez com que o tempo de espera nas plataformas nas seis estações da linha aumentasse consideravelmente em pleno horário de pico.

Embora o trem tenha sido recolhido às 17h50 na Estação Paulista, passageiros ainda reclamavam dos reflexos da demora e da superlotação às 18h45. Uma usuária publicou uma foto no Twitter da fila da catraca na Estação Faria Lima subindo as escadas e quase chegando à entrada, na rua.

Segundo a ViaQuatro, o operador levou o trem até a Estação Luz. Depois, a composição voltou, passando por República e Paulista. Questionada se a operação em manual não é mais perigosa, a assessoria de imprensa da concessionária afirmou que não. O trem foi recolhido para uma área de estacionamento perto da Estação Paulista.

A concessionária não informou qual é o número dessa composição. Todos os trens da Linha 4-Amarela foram fabricados em 2009 na Coreia do Sul pelo consórcio Siemens-Hyundai Rotem, segundo a ViaQuatro, que não especificou o motivo da falha de hoje.

Na última sexta-feira, 13, uma falha em uma porta de plataforma já havia provocado transtornos aos usuários na Estação República durante o rush da volta para casa. Na semana passada, o Jornal da Tarde também mostrou que alguns trens da linha já tiveram goteiras devido à condensação da água do ar-condicionado.

Às 18h53, todas as demais linhas do Metrô operavam com velocidade reduzida, principalmente devido à chuva. A Linha 1-Azul, no entanto, estava mais devagar devido a uma falha na Estação Sé.

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