Diogo Moreira/a2img/Governo de São Paulo
Diogo Moreira/a2img/Governo de São Paulo

Trem da zona leste ao Aeroporto de Guarulhos opera em horário comercial a partir desta segunda

Linha 13 - Jade da CPTM circula das 4h às 0h a partir desta segunda-feira; serviços que ligarão centro de São Paulo ao terminal aéreo estão previstos para os próximos meses

Paulo Roberto Netto, O Estado de S.Paulo

04 de junho de 2018 | 11h30

SÃO PAULO - A Linha 13 - Jade da CPTM, que liga a zona leste de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, começa a circular em horário comercial nesta segunda-feira, 4. O ramal funcionará das 4h às 0h e a passagem custará R$ 4.

Inaugurada em abril, a linha de 12,2 quilômetros conecta a estação Engenheiro Goulart (conexão com linha 12 - Safira da CPTM) à estação Aeroporto-Guarulhos, ligada ao terminal 1 do aeroporto, onde ocorrem os embarques e desembarques das empresas aéreas Azul e Passaredo. Os demais terminais são conectados por ônibus gratuito da concessionária GRU-Airport.

+ Do aeroporto de Guarulhos à Praça da Sé, passageiro levará cerca de 1 hora e 40 minutos​

Estimativas do Governo de São Paulo indicam que o percurso da linha é feito em 15 minutos.

Outros dois serviços que conectam o centro de São Paulo ao aeroporto estão previstas para os próximos meses. A primeira, Connect, ligará a estação Brás ao terminal aéreo durante os horário de pico sem baldeação na estação Engenheiro Goulart. O trajeto é estimado em 35 minutos e deverá ser inaugurado em julho. O serviço Airport-Express, que ligará a Estação da Luz ao aeroporto, deverá começar a funcionar em agosto.

+ Trem da zona leste ao aeroporto de Guarulhos começa a circular neste sábado

Atrasos. Ao custo de R$2,3 bilhões, as obras da linha 13 - Jade começaram com atraso em dezembro de 2013. O prazo de execução era de um ano e meio, mas em março de 2016 a CPTM previu a conclusão apenas para janeiro deste ano. Um dos atrasos foi a necessidade de alargar o trecho que passa sobre a Rodovia Ayrton Senna, que havia ganhado uma quinta faixa de rolamento antes do início das obras do trem. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.