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Trânsito no horário de rush da tarde piora 26%

Dados da CET indicam que atual média de lentidão entre 17h e 20h já alcança índice de antes da ampliação da Marginal do Tietê

Por Bruno Ribeiro e Rodrigo Burgarelli
Atualização:

O trânsito da capital paulista no horário de pico da tarde está, em média, 26% pior do que no ano passado. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) obtidos pelo Estado mostram que, entre 17 e 20 horas, as filas de carros presos no congestionamento cresceram, em média, de 63 quilômetros, em 2011, para 80 quilômetros neste ano. Com isso, a média de 2012 já é igual à registrada no ano de 2010, quando as novas pistas da Marginal do Tietê foram inauguradas. A expectativa, na época, era de que, com a obra de R$ 2 bilhões, demoraria pelo menos cinco anos para o trânsito voltar ao antigo patamar. Comparando apenas o período pós-restrição a caminhões na Marginal do Tietê (e em outras 25 vias da cidade), que começou a valer em 5 de março, com o mesmo período do ano passado, o aumento dos congestionamentos foi ainda mais intenso: cresceu 28% - de 69 para 89 quilômetros de filas de carros, na média.Já no horário de pico da manhã, das 7h às 10h, os números se mantiveram estáveis na comparação entre 2011 e 2012. Isso significa que o trânsito não piorou de manhã, mas também deixou de melhorar.O levantamento foi obtido por meio da Lei de Acesso à Informação, que obriga órgãos públicos a repassar dados a cidadãos. Leva em conta os anos entre 2008 e 2011 e os cinco primeiros meses de 2012. A ressalva a ser feita é que, até 2010, o volume total de vias monitoradas pela CET era menor - não incluía as novas pistas da Marginal do Tietê, que juntas têm 46 quilômetros de extensão.Especialistas ouvidos pelo Estado afirmam que tanto as novas pistas na Marginal quanto a restrição aos caminhões ao redor do centro da cidade abriram espaço para mais carros. Uma melhora temporária na circulação atraiu motoristas para essas vias, o que fez o congestionamento aumentar. O levantamento revela também que os congestionamentos em São Paulo estão ficando mais intensos. No ano passado, os registros da CET mostram que, em 46 dias, o índice de lentidão ultrapassou os 100 quilômetros de filas. Desses, em apenas 9 dias as filas de carros chegaram a 150 quilômetros. Já neste ano foram 65 dias com registro maior do que 100 quilômetros de congestionamento. Nesse total, 19 dias tiveram mais de 150 quilômetros de lentidão.Ainda em 2012, o levantamento aponta cinco dias em que as filas chegaram a 200 quilômetros - índice alcançado uma única vez no ano passado, em 4 de março, uma sexta-feira.Explicações. Já a Secretaria Municipal de Transportes diz, em nota, que o aumento do trânsito neste ano fica dentro da média registrada ao longo do período entre 2008 e 2011. "Apesar do significativo aumento da frota registrada em São Paulo nos últimos anos, a cidade manteve os patamares de lentidão registrados nos últimos quatro anos. Ao se comparar a média de lentidão registrada na cidade de janeiro a junho - no acumulado dos anos de 2008 a 2011 - com o mesmo período de 2012, verifica-se uma pequena queda neste primeiro semestre de 2012."A queda a que a companhia se refere é na diária (inclui o período fora dos horários de pico, que estão com índices menores). Para a companhia, a manutenção da média de lentidão é um fator positivo. "Como a frota registrada em São Paulo aumentou 14,7% de 2008 para 2012, pode-se concluir que as medidas de trânsito implementadas na cidade surtiram resultados positivos", afirma o texto.Atípico. A secretaria ressalta ainda que o ano passado foi atípico - fruto da acomodação dos motoristas, que ainda estavam se adaptando às novas pistas da Marginal. "Para chegar a essa conclusão, a CET analisou as médias de janeiro a agosto de 2012, em comparação com as médias dos anos de 2009, 2010 e 2011", diz a nota.

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