Paulo Liebert/AE
Paulo Liebert/AE

Times lançam coleção fashion para boleiros

Só o Corinthians colocou 60 novas peças no mercado - e dá até para ir para a balada

VALÉRIA FRANÇA, O Estado de S.Paulo

28 Abril 2012 | 03h03

Roupa de torcedor não se resume mais a um camisetão com as cores e o brasão do time. Os clubes agora estão investindo em peças de moda casual, que podem ser usadas dentro e fora dos estádios. Só o Corinthians acaba de lançar 60 itens. Tem de vestido de bebê a lingerie.

"São roupas que seguem a tendência da moda no corte e até mesmo na lavagem do tecido. Tem muita peça estonada (com efeito desgastado)", diz Sylvio Tieppo, gerente de Produto da SPR Franquias, empresa de licenciamento esportivo que representa times como Corinthians, São Paulo e Vasco.

O Timão lançou uma linha que celebra a democracia corintiana - no início dos anos 1980, os jogadores passaram a influenciar nas decisões do clube - e o rock nacional. Entre as peças, uma camiseta de manga longa com uma guitarra na frente (R$ 69,90), que parece mais roupa de roqueiro do que de boleiro.

A nova coleção do São Paulo ainda não chegou ao mercado. Mas nas vitrines de lojas oficiais do clube já há itens bem femininos, caso de um top, com tendência hippie, com um coração estampado no meio e preenchido com discretas iniciais do clube (R$ 74,90, na São Paulo Mania).

Personalização. Não são, porém, só os clubes que investem na tendência. No início do ano, a Nike lançou duas linhas em homenagem ao elenco da seleção brasileira bicampeã de 1962, que tinha Garrincha e Vavá. As roupas chegam a ser chiques. Tem camiseta polo de manga longa em cores discretas, como cinza chumbo, com o brasão, do mesmo tom, da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) - hoje CBF. Os punhos são canelados e a lavagem é desbotada.

Colocar o nome em camisetas e até em escapulários está em alta. Nesse setor a novidade é a personalização das chuteiras. Nas lojas da Nike, como a do MorumbiShopping, custa R$ 30 bordar o brasão do Barcelona, dos ingleses Arsenal e Manchester United, do Inter de Milão e Juventus, do argentino Boca Juniors ou do Corinthians - único brasileiro disponível. É possível ainda aplicar um nome ou frase - R$ 20, dez caracteres.

"Eu saio até na balada com roupa do Corinthians", diz a bancária Viviane Tavares Alves, de 26 anos, que comprou quase um enxoval na loja Poderoso Timão. "A ideia é criar coleções que o torcedor use o ano todo", diz Tieppo. "O clube vira marca."

ONDE: NIKE STORE: MORUMBISHOPPING: AV. ROQUE PETRONI JÚNIOR, 1.089; (11) 5182-5105;

PONTO VERDE: WWW.PONTOVERDE.COM.BR;

PODEROSO TIMÃO: WWW.REDEPODEROSOTIMAO.COM.BR;

VULCABRAS AZALEIA (FLAMENGO E SÃO PAULO): SAC (51) 3543-5100 OU WWW.REEBOK.COM.BR

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.