01 de novembro de 2012 | 02h03
Em uma semana de calor recorde em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu aumentar o pé-direito da Estação Barra Funda para melhorar a ventilação e a circulação de ar no local, que, segundo Alckmin, é um "forno verdadeiro" no verão. O projeto já foi encaminhado ao secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Será uma obra conjunta entre Metrô e CPTM, uma vez que a estação abriga os dois sistemas, com a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 7-Rubi da CPTM. A ideia é que a Barra Funda ganhe características semelhantes às da Estação Brás, também intermodal, com duas linhas de trem e uma de metrô. Apesar de ter um terço (23.350 m²) da área construída da Barra Funda, a Estação Brás é mais arejada e sofre menos com a lotação.
Construída em 1988, a Barra Funda teve movimento recorde no ano passado, com 62,2 milhões de usuários, de acordo com o Metrô. "É uma estação muito utilizada, antiga, o pé-direito é muito baixo e o tipo de telha é um horror na época do verão, então é um forno verdadeiro", disse Alckmin. "O Brás já está nesse novo padrão, pé-direito bem mais alto, com circulação de ar bem melhor, ventilação e sistema de telhas também", afirmou.
Atrasos. Nove estações da CPTM - Barra Funda, Franco da Rocha, Vila Aurora, Osasco, São Miguel, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Amador Bueno e Santa Rita - estão em obras, algumas delas com cronograma atrasado. A nova Estação Suzano, por exemplo, deveria ficar pronta até dezembro, mas o novo prazo é o segundo semestre de 2013. Em Ferraz de Vasconcelos, a reforma termina apenas em 2014.
A décima estação a entrar em obras, depois do feriado, será a Domingos de Moraes, da Linha 8-Diamante da CPTM. O orçamento é de R$ 10 milhões, com o benefício de 22 mil passageiros por dia que usam a estação. Antiga, a estação também sofre com o problema de falta de acessibilidade.
"Vocês verificam que essa estação é muito acanhada, é uma estação pequena. Imagine uma pessoa com deficiência subir essa escadaria toda?", disse Alckmin. Em dezembro, será a vez de a Estação Jaraguá, da Linha 7-Rubi, e de Poá, da Linha 11-Coral, passarem pelo mesmo tipo de obra.
Nos próximos dias, o governo lançará um edital de pré-qualificação para empresas que farão obras de modernização em mais 23 estações da CPTM. A ideia é promover uma ampliação de banheiros, construir elevadores, rampas e pisos táteis.
O investimento em estações mais amplas para acomodar o número cada vez maior de usuários também faz parte dos planos. "Na Estação Imperatriz-Leopoldina, por exemplo, não é só acessibilidade. Como houve no bairro um investimento maciço em novos apartamentos e cresceu muito a população, vamos aumentar a capacidade da estação também", afirmou o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Integração. Desde o dia 22, usuários das Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM podem fazer transferência gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô nas Estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.
O benefício, porém, só valia das 11h às 15h e após as 21h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, a partir das 15h. Agora, aos domingos e feriados, a integração gratuita estará liberada durante o dia inteiro. Ontem, Alckmin anunciou também mais uma hora de integração livre em dias úteis, até as 16h.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.