Nilton Fukuda/Estadão
Nilton Fukuda/Estadão

Perdeu o prazo para cadastrar sua biometria? Veja o que fazer!

Além dos cartórios, eleitores do Estado de São Paulo também poderão fazer cadastramento biométrico em unidades do Poupatempo

Paulo Roberto Netto, O Estado de S.Paulo

27 Março 2018 | 04h43

SÃO PAULO – Eleitores de 75 municípios de São Paulo têm até esta terça-feira, 27, para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. Quem perder o prazo deverá ir ao cartório eleitoral até o dia 9 de maio, caso contrário poderá ter o título de eleitor cancelado.

++ Eleições 2018: título de eleitor deve ser regularizado até 9 de maio

Verifique aqui se a sua cidade faz parte da lista dos municípios que terão biometria nas próximas eleições e confira o prazo para o cadastro.

O que fazer se eu perdi o prazo?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), os eleitores que votam em cidades onde o prazo já foi encerrado devem regularizar a situação em um cartório eleitoral até o dia 09 de maio, data estipulada no calendário eleitoral para atualização de dados, alistamento e transferência de título de eleitor. 

+ Biometria já atinge mais da metade dos eleitores do País

Meu título de eleitor pode ser cancelado?

Quem não se cadastrar terá o documento cancelado, não poderá emitir passaporte e ficará proibido de assumir cargos públicos.

Além disso, por ficar impossibilitado de votar, o eleitor deverá arcar com multa de R$ 3,51 por turno, valor pago no Banco do Brasil.

Para fazer o cadastramento biométrico, é preciso do documento de identidade original com foto, comprovante de endereço dos últimos três meses e o título de eleitor. Homens que não tiraram o documento também devem levar o certificado de reservista.

Onde posso regularizar minha biometria?

Caso não seja possível comparecer aos cartórios, que atendem mediante agendamento, o cidadão pode se dirigir a uma unidade do Poupatempo para fazer sua biometria. Veja aqui mais informações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.