23 de setembro de 2015 | 20h41
Atualizado às 12h49 do dia 24/9
SÃO PAULO - Uma tentativa de invasão em um prédio na região central de São Paulo terminou em tumulto e confronto com a polícia no início da noite desta quarta-feira, 23. Trinta pessoas foram levadas ao 2° Distrito Policial (Bom Retiro), ouvidas e dispensadas por volta das 4h desta quinta-feira, 24, após assinatura de termo circunstanciado. A Polícia Militar não tem informações de feridos.
Segundo a Polícia Militar, PMs a pé faziam um patrulhamento de rotina quando, por volta das 18h50, se depararam com um grupo de pessoas entrando em um prédio desocupado na Avenida Ipiranga, altura do número 900, próximo à esquina com a Avenida São João. Não há informações sobre quantas pessoas faziam parte do grupo e nem se elas era ligadas a algum movimento organizado por moradia.
Os policiais chamaram reforço e houve confronto. A PM afirma que os invasores jogaram objetos de cima do prédio, como pedaços de madeira, na direção dos homens da corporação. Os invasores e quem passava pela região dizem que os policiais reagiram com tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral. A polícia confirmou que houve uma “intervenção” mas não havia recebido nos canais oficiais de comunicação a confirmação de qual tipo de armamento foi usado.
O edifício já havia sido palco de ocupação. Em 8 de maio deste ano, ele havia passado por uma reintegração de posse e estava vazio desde então.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que o cruzamento das duas avenidas ficou totalmente bloqueado das 18h23 até cerca de 21 horas, o que causou reflexos no congestionamento. Às 18h30, a lentidão na cidade alcançava cerca de 145 quilômetros de um total de 868 km monitorados, índice acima da média para o horário.
Já às 20 horas, havia 11 km com trânsito lento nas vias do centro da capital - horário em que o local da invasão ainda não havia sido liberado para o tráfego, segundo a CET.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), não houve registro de feridos nos boletins de ocorrência registrados no 2º DP.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.