Reprodução/Redes socias
Reprodução/Redes socias

Tempestade de areia assusta moradores no interior de SP

Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru informou que o fenômeno foi causado por uma frente fria oriunda do Paraná

Carlos Teixeira, Especial para o Estadão

14 de agosto de 2020 | 11h14

MARÍLIA - Várias cidades do Estado de São Paulo foram atingidas por uma tempestade de areia na tarde desta quinta-feira, 13. Cândido Mota, na região de Presidente Prudente, Palmital, Tarumã, Gália e Campos Novos Paulista, na região de Marília e até Sorocaba foram atingidas pela nuvem poeira. Algumas ruas destes municípios ficaram praticamente sem visibilidade e o fenômeno assustou moradores.

O efeito da forte ventania foi sentido em Marília, onde o vento levantou muita poeira nas regiões Oeste e Sul. O céu chegou a ficar escuro, com nuvens carregadas e queda na temperatura, antes do anoitecer. 

Moradores de Cândido Mota fizeram vídeos e fotos do momento da passagem da ventania. Não houve registro de incidentes graves, segundo o Corpo de Bombeiros de Assis e de Presidente Prudente.

Em Cândido Mota, o funcionário público Walmir da Rocha explicou que a cidade viveu momentos de tensão e medo. "Ficamos bastante assustados, porque o céu começou a ficar escuro, nublado e, de repente, começou o vento, com aquela terra vermelha. Durante 20 minutos a gente não enxergava nada", rememorou.

Devido à sujeira, moradores decidiram lavar os quintais e, por isso, faltou água em alguns bairros. "Meu carro mesmo virou uma bola de barro, porque comecei a jogar água para limpar ele e, de repente, acabou, uma vez que tinha muita gente usando", disse.

Operários de uma empresa de telefonia estão trabalhando para retirar partes de uma torre que caiu em Palmital. A estrutura, com mais de 15 metros de altura, caiu sobre algumas casas, mas ninguém ficou ferido.

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru informou que o fenômeno foi causado por uma frente fria oriunda do Paraná. Há previsão de chuva no fim de semana em Marília e outras cidades da região.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.