Tamoios (@Tamoios099)/Twitter
Tamoios (@Tamoios099)/Twitter

Tamoios terá restrição ampliada para caminhões durante todo o verão

A proibição de veículos de carga acima de 14 metros de comprimento ou 23 toneladas será estendida também às sextas-feiras, às 16h

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

09 de dezembro de 2019 | 13h50

SOROCABA - A restrição ao tráfego de caminhões na Rodovia dos Tamoios (SP-99), principal acesso ao litoral norte do Estado de São Paulo, será ampliada neste verão. A partir do próximo dia 20, a proibição de veículos de carga acima de 14 metros de comprimento ou 23 toneladas será estendida também às sextas-feiras, após as 16 horas. Atualmente, a restrição acontece apenas aos sábados, domingos e feriados.

A portaria, publicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informa que a medida objetiva melhorar a segurança dos motoristas e aumentar a fluidez no tráfego durante o verão, quando há considerável aumento no volume de carros em direção às praias. A portaria vigora até o final de fevereiro.

A restrição vale para o trecho de serra entre o km 55,3 e o km 83,4, até a rotatória de Caraguatatuba, no sentido do litoral. No sentido de São José dos Campos, os caminhões não poderão trafegar do km 83,4, em Caraguatatuba, até o km 67,4, no fim da serra. Diariamente, passam pelo trecho cerca de 7 mil veículos, sendo 10% caminhões.

Ilhabela

Em Ilhabela, um decreto da prefeitura já proíbe a entrada e circulação de caminhões no município durante os fins de semana e feriados. A medida foi tomada para reduzir as filas para a entrada nas balsas que transportam veículos entre o continente e a ilha.

A proibição vai da 0 hora de sexta até o final da noite de domingo. Também vale para as vésperas de feriados e o próprio feriado. Estão isentos veículos oficiais, de serviços essenciais e caminhões de pequeno porte, além daqueles de empresas com sede no município. O decreto permite que o acesso desses veículos às balsas seja recusado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.