SP tem junho mais chuvoso da história

Este mês de junho é o mais chuvoso da história. Desde 1943, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a fazer medições regulares no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, nunca havia chovido tanto. O total contabilizado até a manhã de ontem - de 233,7 milímetros - já supera os 220,7 mm de junho de 1983, até então o junho mais chuvoso. A média para o mês é de 52 mm.

CAMILA BRUNELLI, ESPECIAL PARA O ESTADO , O Estado de S.Paulo

23 de junho de 2012 | 03h04

Não choveu todos os dias, mas as frentes frias que passaram pela cidade até agora foram lentas e provocaram muita chuva. Segundo o meteorologista da Climatempo Marcelo Pinheiro, o excesso de chuva atingiu os Estados de São Paulo, de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

"Foi benéfico para as companhias de abastecimento que, nesta época, costumam ficar com os reservatórios vazios. Por outro lado, esse clima não é bom para os agricultores, que contam com esse período seco para trabalhar", diz Pinheiro.

Nessa época, é comum a ocorrência de umidade relativa do ar abaixo dos 30% - prejudicial para quem tem problemas respiratórios. Neste mês, o menor índice registrado foi de 49%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.