
14 de agosto de 2007 | 15h01
Um">Um pano úmido com solvente foi responsável pelo mal-estar em massa nos funcionários da empresa de telemarketing Atento Brasil, nesta terça-feira, 14, no Belém, zona leste de São Paulo. Das 1.800 pessoas que estavam no local, pelo menos 30 pessoas foram encaminhadas a cinco hospitais da região por intoxicação leve. A maioria mulheres, algumas grávidas, mas não houve necessidade de internações. Pela manhã, dezenas de pessoas reclamaram de fraqueza, mal-estar, irritação nos olhos e dor de cabeça e, por volta das 10 horas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e retirou os funcionários do prédio. "Vi quatro pessoas desmaiadas", informou uma auditora que não quis se identificar. Apesar de ninguém ter se ferido gravemente, o pânico tomou conta dos funcionários. Alguns relataram que pessoas foram carregadas para fora pelos próprios colegas. Em nota, a Atento Brasil afirmou que a maioria teve "sintomas de crise nervosa". Às 13 horas, o prédio já havia sido liberado pela Defesa Civil e a empresa voltou a operar. A hipótese inicial era de que haveria um vazamento de gás nas dependências da empresa, que presta serviços de atendimento a clientes de bancos e uma seguradora. Mas a perícia dos bombeiros, Defesa Civil, Cetesb, Comgás e Eletropaulo não encontrou vestígios. A única anormalidade, segundo o Tenente Coronel Luciano Daniel, foi um pano com solvente encontrado dentro de uma lixeira na entrada da empresa. Para ele, o cheiro pode ter se espalhado pelo sistema de ventilação. "Com o tempo, começou a incomodar pessoas mais suscetíveis", afirmou o tenente.
Encontrou algum erro? Entre em contato