
27 de janeiro de 2010 | 14h07
SÃO PAULO - Subiu para 900 o número de famílias afetadas pelos alagamentos em Atibaia, no interior de São Paulo, segundo informações da Defesa Civil municipal desta quarta-feira, 27.
Veja também:
Sobe para 64 o número de vítimas das chuvas em SP
Deslizamento atinge casas na região metropolitana de SP
Sobe para 27 as cidades em situação de emergência em SP
Represas do Sistema Cantareira transbordam e ameaçam 12 cidades
De acordo com o órgão, o excesso de chuvas e o transbordamento das represas Atibainha e Jaguari, do Sistema Cantareira, ajudaram a elevar o nível do Rio Atibaia, de ontem para hoje, provocando os alagamentos. Ainda de acordo com a Defesa Civil, são 150 famílias desalojadas e 66 famílias desabrigadas, em 15 bairros que foram atingidos.
As chuvas fortes das últimas semanas, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), elevaram a quantidade de água armazenada em várias represas de São Paulo, especialmente as do sistema Cantareira.
A quantidade de chuva ocorrida em dezembro de 2009 e nos primeiros dias de janeiro é excepcional e, em um dos casos (represa Jaguari) é a maior ocorrida nos últimos 70 anos. O caso mais significativo é o das represas Atibainha e Cachoeira que, na manhã de ontem recebiam 70 m por segundo de água dos rios que as formam e retinham cerca de 75% desse volume de água, deixando passar apenas 18 m por segundo para o Rio Atibaia.
Encontrou algum erro? Entre em contato