Só cinco escolas de SP terão 'barracão de luxo' para 2015

Fábrica do Samba será aberta incompleta e atenderá as primeiras colocadas na apuração que ocorre hoje; mas já há reclamações

PUBLICIDADE

Por Barbara Ferreira Santos , Diego Zanchetta , Mariana Azaredo e O Estado de S.Paulo
Atualização:

O resultado da apuração dos desfiles de São Paulo, que será divulgado hoje, também em grande parte definirá o que vai ocorrer em 2015. A Prefeitura quer finalizar cinco módulos da Fábrica do Samba ainda neste ano e entregá-los às cinco escolas mais bem colocadas na edição atual.

"Ainda dependemos de verbas do governo federal, mas acreditamos que não faz sentido que tudo fique fechado até a conclusão do projeto. A ideia é terminarmos o primeiro bloco em meados deste ano", afirmou o vice-presidente da SPTuris, Ítalo Cardoso.

O projeto foi apresentado em 2008 e a última promessa era de que ficaria pronto em 2014. Agora se cogita a entrega total apenas em 2016. "Estamos trabalhando para que esteja tudo pronto até o fim do mandato do prefeito Fernando Haddad", completou Cardoso.

Mas a Liga Independente das Escolas de Samba não está satisfeita. "Essa proposta de colocar só cinco escolas lá é inviável. Temos de estudar outra forma de decidir isso", afirma Paulo Sérgio Ferreira, o Serginho, presidente da Liga.

PUBLICIDADE

Para a presidente da Rosas de Ouro, Angelina Basílio, o critério de seleção das cinco escolas com base apenas no resultado do carnaval deste ano é "injusto". "Houve uma chuva atípica na sexta-feira. Não tem trabalho que resista", afirma. "Não acho um bom critério. Fiz o carnaval com dificuldades, debaixo de uma tenda. Tem de dar casa para quem não tem", disse Leandro Alves Martins, presidente da Leandro de Itaquera.

"É preciso também observar o mês em que esses módulos serão entregues para as escolas. Em julho e agosto, todos os barracões já estarão funcionando. Depois disso, ninguém mais vai querer se mudar para a Fábrica do Samba", aponta Eduardo dos Santos, presidente da Acadêmicos do Tatuapé.

Harmonia.

Publicidade

A apuração começa às 16h no Anhembi, mas pelo segundo ano não será permitido o acesso do público - em 2012, houve tumulto e notas foram rasgadas. Das quatro notas para cada um dos nove quesitos, a menor será descartada. O desempate será por Harmonia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.