30 de março de 2011 | 00h00
Mas só 6 de 69 ruas que se inscreveram no programa foram totalmente entregues: João Cachoeira (Itaim-Bibi), Avanhandava (Bela Vista), Joaquim Nabuco (Brooklin), 25 de Março (centro), Benedito Andrade (Pirituba) e Oscar Freire (Jardins).
No Itaim, os comerciantes da Rua Amauri bancaram sozinhos a revitalização. Já o bastante anunciado Boulevard Vila Madalena, que alargaria as calçadas em mais de 1,5 metro e mudaria a mão de várias ruas no bairro, foi suspenso após discordâncias entre moradores, Prefeitura e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Várias ruas importantes do bairro iriam mudar de mão, o que deixou os vizinhos descontentes.
Padrão. Em todos os projetos, a ideia é a mesma: fios aterrados, banquinhos e muitas árvores. Um "banho de loja" desse tipo foi prometido, em 2003, para a Augusta, mas nunca saiu do papel. Naquela época, ainda surgiram planos para a José Paulino - em fevereiro, a Eletropaulo deu o primeiro passo e começou a aterrar cerca de 2 km de fios.
Com o apoio de uma ONG defensora dos direitos gays, a Frei Caneca ganhou até croqui de escritório de arquitetura, após um concurso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para transformar a rua em bulevar. O projeto também não vingou.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.