08 de fevereiro de 2013 | 02h02
A lista colocada na internet ontem faz parte de uma ferramenta lançada pela Prefeitura para que a população consulte os locais com alvará na cidade. De acordo com a administração, dos que estão em processo de obtenção do documento, 140 são processos novos e 94 são pedidos de revalidação do documento.
A ideia do prefeito Fernando Haddad (PT) é que se crie uma atmosfera em que os próprios cidadãos passem a fiscalizar os locais que costumam frequentar. O site está funcionando em caráter experimental e ainda tem informações incorretas. Os dados deverão ser atualizados semanalmente, todas as quintas-feiras.
Dos locais que têm alvará, 129 - o equivalente a 43% do total - são igrejas. Onze são bufês e salões de festas. Mais dez foram incluídos na categoria de restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação. Apenas seis endereços constam como sendo de casa de música, boate, discoteca e danceteria - a estimativa é de que 600 casas noturnas estejam à espera da obtenção de alvará na cidade. No site, também constam cinco cinemas, teatros, anfiteatros e arenas.
Estádios. Entre os locais que estão com a situação completamente regularizada constam os Estádios do Morumbi, na zona sul, e do Juventus, na zona leste. Não é citado no levantamento, por exemplo, o do Pacaembu, na oeste. Também estão na lista de locais com a documentação em dia o Clube Sírio, na zona sul, e o World Trade Center, na Marginal do Pinheiros, na mesma região.
Na nova ferramenta, é possível verificar a situação de locais que pediram o alvará. O sistema informa, por exemplo, se o local tem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB, documento essencial para a obtenção do alvará. Mas os dados ainda têm campos incompletos, em fase de preenchimento.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.