Site WhatWasThere combina fotos antigas a locais do presente

Lançado neste ano, ele permite uma ''viagem do tempo virtual'', mas por enquanto há ali apenas uma imagem do Brasil

Daniel Trielli, O Estado de S.Paulo

10 de maio de 2011 | 00h00

Um clique e um leve movimento no mouse podem levar qualquer pessoa a uma viagem ao passado. Essa "máquina do tempo virtual" - palavras dos próprios criadores - é o site WhatWasThere.com, lançado neste ano. A ideia é sobrepor fotos antigas postadas por usuários a imagens do Google Street View. Com uma ferramenta de transição de imagens - "fade in" e "fade out" -, usuários podem ver, em segundos, uma rua moderna se transformar em antiga, e vice-versa.

"Se um número suficiente de pessoas colocar fotos de um número suficiente de lugares, juntos poderemos montar a história fotográfica do mundo - ou pelo menos qualquer lugar coberto pelo Google Maps!", diz Laurel Erickson, uma das pessoas que desenvolveram o projeto e estrategista sênior da Enlighten. A empresa, com sede em Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveu o site por dez meses antes do lançamento.

Por enquanto, o Brasil tem uma única imagem no site: a do prédio da alfândega de Florianópolis. "Nossa visão original para o WhatWasThere é de criar a plataforma para uma história colaborativa do mundo, mas por enquanto estamos um pouco à mercê dos nossos usuários", diz Laurel.

O participante tem de fazer um cadastro antes de colocar as fotos, mas, a partir daí, o processo é autoexplicativo. A ferramenta de upload pede dados de quando a imagem foi tirada e de qual banco de dados ela veio, mas a única informação essencial é a localização. Feito o carregamento, é só alinhar a imagem com a visão atual do Google Street View, que já registrou as ruas de 51 cidades brasileiras.

Laurel lembra que a evolução de uma única rua pode mostrar a história de uma cidade. "Queremos capturar essa experiência antes que as fotos que podem fazer isso acontecer sejam jogadas em uma caixa de sapatos e esquecidas - ou pior, destruídas", afirma. "Além das fotos de prédios públicos, esperamos que WhatWasThere seja o lugar de imagens de casas e edifícios significativos para as famílias."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.