Sistema viário é precário na região

O anúncio de obras viárias na região é positivo. E esses investimentos se justificam tendo em vista a Operação Urbana Verde- Jacu, criada justamente para implementar essa nova centralidade em Itaquera.

Cândido Malta, O Estado de S.Paulo

19 de abril de 2011 | 00h00

A ligação Jacu-Pêssego está conectando o ABCD, região importante socioeconomicamente, a Guarulhos e o aeroporto internacional. É uma ligação estratégica para a metrópole e precede a ligação do anel viário do Trecho Leste. Por enquanto, quem vem pelo Trecho Sul do Rodoanel está usando a Jacu-Pêssego como ligação. E essa avenida vai continuar sendo usada no futuro.

É correto haver ali em Itaquera uma centralidade. Ela deve estar em um ponto de convergência rodoferroviário. A Estação de Itaquera é o ponto de convergência máximo. Você tem a Linha 3-Vermelha do Metrô, a Radial Leste e a Jacu-Pêssego. O que essas obras farão é colocar essas vias em ligação, com capacidade de suporte adequada.

As vias que ligam hoje são de pouca capacidade para a demanda existente. A região leste é muito maior que muitas cidades do mundo, mas hoje é precariamente servida de sistema viário. Há problemas, como a lotação da Linha 3-Vermelha, que também precisam ser resolvidos. E a questão está sendo estudada na revisão do Programa Integrado de Transportes Urbanos (Pitu).

É URBANISTA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.