Leonardo Soares/AE
Leonardo Soares/AE

Shoppings de São Paulo apostam em decoração interativa de Natal

Clientes vão encontrar de réplica do Teatro Municipal a parque de diversão dos anos 1950. E muitos Papais Noéis

Marici Capitelli, Jornal da Tarde

04 Novembro 2011 | 22h53

SÃO PAULO - Papais Noéis já estão invadindo a cidade. Para encontrá-los, basta ir aos shoppings centers. "Os ícones estão todos lá - árvores, tronos, presépios, luzinhas e estrelas -, mas os shoppings querem interação. Antes, fazíamos uma árvore linda e maravilhosa para as pessoas olharem. Hoje, criamos espaços para que possam entrar nelas", conta Conceição Cipolatti, responsável pela decoração de 19 shoppings da capital, 47 no Estado e 128 no Brasil.

No MorumbiShopping, na zona sul, por exemplo, parte da decoração permite que crianças escalem uma parede de dois metros, além de brincarem em uma casa-tronco interativa. A decoração será aberta ao público hoje.

O Anália Franco, na zona leste, terá como tema um parque de diversão dos anos 1950. O público poderá andar em uma roda gigante com 16 lugares a partir do próximo sábado. Na mesma data, no Shopping Vila Olímpia, zona sul, Papai Noel já estará dentro de uma estufa de flores produzindo guirlandas para enfeitar o shopping. E visitantes poderão entrar para ver seu trabalho.

Os investimentos para criar toda essa magia variam segundo o tamanho do estabelecimento. "Mas, com certeza, grande parte da verba de marketing é destinada ao Natal", explica Adriana Collaca, superintendente de Operações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Hoje, às 19h30 no West Plaza, zona oeste, a neve fará parte da festa de inauguração. E vai se repetir duas vezes por dia até 23 de dezembro. O investimento do shopping foi de R$ 1,5 milhão.

Com o dobro disso, o Aricanduva, na zona leste, também abre sua festa hoje. Nos jardins externos, consumidores poderão ver uma réplica do Teatro Municipal, devidamente decorada para o Natal. Dentro do shopping, o tema Natal Musical terá o maestro João Carlos Martins como personagem.

No Shopping Metrô Itaquera, na zona leste, Papai Noel vai sair às ruas amanhã. A bordo de um trem turístico com capacidade para 30 pessoas, percorrerá ruas de Itaquera por quatro horas convidando o público para a festa natalina. Às 15h, ele sentará no trono e a decoração será oficialmente aberta.

Amanhã, também será aberta a decoração do Shopping Iguatemi, na zona sul. Com o tema Estação Iguatemi, o shopping aposta em um cenário luxuoso de cerca de 800 metros quadrados.

Outro ponto de destaque da decoração é uma locomotiva em tamanho natural que tem um vagão repleto de presentes, além de apitar e soltar fumaça.

"Nós apostamos em uma decoração que enfatiza os valores do Natal, como a amizade e as relações familiares. E tudo com bom humor", ressalta Deise Chiaradia, gerente de Arquitetura e Paisagismo do Iguatemi.

Até a obra de revitalização da fachada do shopping entrou na decoração natalina. Lá, foi colocado um Papai Noel com roupa de operário, como se estivesse conduzindo os trabalhos. Para completar, está acompanhado por três cachorros usando capacetes de proteção. "O público tem gostado muito e tirado muitas fotos", conta Deise.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.