PUBLICIDADE

Serra quer ciclovias na Marginal do Pinheiros em São Paulo

Obra usaria estrada de serviço da Emae e ficaria pronta em 2010 e primeiro trecho teria 7,5 km

Por Renato Machado , Valéria França e O Estado de S. Paulo
Atualização:

O governo do Estado de São Paulo pretende construir ciclovias ao longo de toda a Marginal do Pinheiros até o fim de 2010. O próprio governador José Serra anunciou a intenção no microblog Twitter. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos iniciou na semana passada os estudos para o primeiro trecho, de aproximadamente 7,5 quilômetros, entre as regiões dos Parques do Povo, no Itaim-Bibi (zona sul), e Villa-Lobos, em Pinheiros (zona oeste). A ciclovia vai funcionar ao longo da via da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

PUBLICIDADE

"Em no máximo dois meses estaremos com todos os estudos prontos para já começarmos as obras. E será fácil e necessário pouco investimento para construir essa ciclovia, porque grande parte da estrutura já existe", diz o secretário, José Luiz Portella.

 

Ele se refere à estrutura usada atualmente como estrada de serviço da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Ao lado de grande parte da extensão da Linha 9- Esmeralda da CPTM há pistas asfaltadas que são utilizadas pela companhia para o transporte de alguns equipamentos. A Emae deve continuar a utilizar uma parte da área, mas as pistas de automóveis e bicicletas serão separadas.

 

Um dos primeiros detalhes abordados pelos técnicos da secretaria é a forma como será feita a ligação da ciclovia com o restante das outras vias, uma vez que a pista dos ciclistas estará no canteiro central da Marginal do Pinheiros. Segundo Portella, devem ser feitas adaptações nas passarelas e outras estruturas existentes atualmente para a travessia de passageiros.

 

"Estamos só discutindo algumas questões operacionais. Por exemplo, como fazer para separar os passageiros dos ciclistas, para que eles tenham um acesso diferente ao chegar à estação e não precisem pagar passagem", diz Portella.

 

O projeto para as ciclovias na Marginal do Pinheiros foi elaborado inicialmente pela Emae, que pretendia construir as pistas nas duas margens do rio. O trajeto seria do Parque Burle Marx até a chamada Usina da Traição - com aproximadamente 6 km. Fontes ouvidas pela reportagem afirmaram que os projetos podem ser unificados, para que consigam ser concluídos até o último trimestre do próximo ano.

 

A CPTM também inaugurou na semana passada o 15º bicicletário nas estações, que agora oferecem um total de 4,2 mil vagas. O último espaço inaugurado está na estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda, e oferece espaço para 94 bicicletas. Outras estações contam com paraciclos - estruturas para acorrentar as bicicletas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.