Sem-teto ocupam área no entorno de reserva em Iperó

Terras ficam no entorno da Floresta Nacional de Ipanema

José Maria Tomazela, O Estado de S. Paulo

06 de junho de 2014 | 18h39

SOROCABA - Dezenas de famílias sem-teto invadiram uma área particular no bairro Campos Vileta, no distrito de George Oetterer, em Iperó, região de Sorocaba. A ocupação começou na quarta-feira e prosseguia nesta sexta, 6, com a chegada de novos invasores. As famílias montam barracos no local. 

As terras ficam no entorno da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Parte do território da Flona, que tem 5 mil hectares, já está ocupada por sem-terra, por isso a vigilância nos limites da área foi reforçada.

Os sem-teto, que não são ligados a movimentos sociais, alegam que as terras pertencem à União. A Polícia Militar confirmou a invasão, mas informou que o proprietário ainda não havia tomado providências para entrar com pedido de reintegração de posse na Justiça. Segundo a PM, não era possível estabelecer o número de invasores, pois havia entrada e saída de famílias na área e a ocupação continuava. 

Além do Campos Vileta, vários bairros que se formaram na região são provenientes de ocupações ocorridas há muitos anos. Ações de disputa pela terra envolvem a União, o Estado e particulares, e se arrastam há décadas na Justiça. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.