Sem inspeção, 201 mil carros são bloqueados

O licenciamento de 201.885 automóveis está bloqueado desde o início do mês. O número corresponde a 55% dos veículos com placa de final 1 que não fizeram a inspeção veicular ambiental, obrigatória para toda frota. Para esses carros o prazo para fazer o teste encerrou-se no último mês. Para fazer desbloqueio e não arriscar ser multado em R$ 550 por descumprir a regra, é preciso agendar a vistoria e pagar a taxa de R$ 56,44 pelo serviço.

Marcela Spinosa, O Estado de S.Paulo

05 de maio de 2010 | 00h00

O coordenador do programa, Márcio Schettino, atribui a baixa adesão a dois fatores: relutância dos donos de carros fabricados antes de 2003 em realizar a vistoria e ao registro desatualizado da frota cadastrada no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). "São carros roubados, batidos, e o proprietário não regulariza a situação."

O diretor-presidente da Controlar, Harald Peter Zwetkoff, acrescenta que os donos de carros mais velhos estão com receio de fazer o teste pois acreditam que serão reprovados pelos limites de poluentes e por problemas que não são avaliados na inspeção veicular ambiental. "Alguns motoristas acham que serão reprovados por problemas na lataria, o que não checamos."

Os donos de veículos com placas 2, 3 e 4 têm até 31 de maio, 30 de junho e 31 de julho, respectivamente, para realizar a inspeção e evitar o risco de multa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.