PUBLICIDADE

Sem chuva, nível do Sistema Cantareira fica estável

Considerado o principal manancial de São Paulo, sistema opera com os mesmos 16% do dia anterior

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - O Sistema Cantareira se manteve estável nesta sexta-feira, 30, segundo aponta relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O nível do Alto Tietê também não sofreu variação, enquanto todos os outros mananciais perderam volume.

PUBLICIDADE

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 16% da capacidade, mesmo valor do dia anterior. O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera duas cotas de volume morto, adicionadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

O índice negativo do Cantareira, que passou a ser divulgado após decisão judicial, aponta o nível do sistema sem variação, permanecendo com os mesmos - 13,2% do dia anterior. No terceiro índice, o manancial também se manteve estável em 12,4%.

Reservatório teve aumentou no nível pelo 16º dia consecutivo. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Outros mananciais. O Guarapiranga, atual responsável por abastecer o maior número de clientes da Sabesp (5,8 milhões), perdeu 0,1 ponto porcentual de volume. O sistema opera com 76,7% da capacidade.

Atravessando crise severa, o Alto Tietê manteve o mesmo volume de água represada dos três dias anteriores: 13,9%. Esse cálculo leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado.

Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também perderam volume e operam, respectivamente, com 58,1% e 86,8% e 55% de suas capacidades.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.