São Paulo tem plantão para testes de HIV neste final de semana

Cerca de 100 mil exames devem ser realizados até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids

estadão.com.br,

26 Novembro 2011 | 11h05

A Secretaria da Saúde de São Paulo mobilizou 687 unidades de saúde em todo o Estado que farão plantão neste final de semana para a realização de testes gratuitos para detecção do HIV.

A iniciativa faz parte da campanha "Fique Sabendo", que tem o objetivo de incentivar a realização dos exames e combater o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids.

Cerca de 100 mil exames devem ser realizados gratuitamente no Estado até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. Desse total de exames disponibilizados para a campanha, 25 mil serão testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e o atendimento é individual.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O serviço funcionará em horário especial, das 7 às 19 horas, diariamente, neste período de mobilização.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.