Renato Cerqueira/Futura Press<br>
Renato Cerqueira/Futura Press<br>

São Paulo tem dia mais seco do ano e maior temperatura do inverno

Estação meteorológica na zona norte da capital mediu 31,2º C, a mais alta desde o dia 7 de abril; umidade do ar chegou a 19%

O Estado de S. Paulo

10 Setembro 2014 | 17h22

Atualizada às 22h02

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo registrou nesta quarta-feira, 10, a maior temperatura desde o início do inverno e a menor umidade relativa do ar do ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo medições feitas na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, a temperatura chegou a 31,2ºC e a umidade caiu a 19%, às 15 horas.

A temperatura superou os 31ºC medidos na terça-feira e no dia 31 de agosto. A marca é a mais alta desde o dia 7 de abril, quando a máxima registrada na cidade foi de 31,9ºC. 

A umidade relativa do ar foi medida pelo Inmet por meio da metodologia tradicional. O último recorde, de 21%, havia sido registrado na tarde de terça-feira.

O índice pode ter sido ainda menor se forem consideradas as medições feitas pela estação automática, também localizada no Mirante de Santana. A estação convencional, porém, é a que fornece os índices oficiais ao Inmet.

Os baixos índices de umidade fizeram a Coordenadoria de Defesa Civil do Município decretar estado de alerta às 15h10.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, a umidade do ar ficou abaixo da média da cidade em alguns bairros. Os menores índices foram verificados nos bairros do Ipiranga, na zona sul, e na Vila Prudente, na zona leste. Ambos tiveram mínima de 18,4%.

Pela medição do CGE, no entanto, que tem estações meteorológicas diferentes do Inmet, a cidade teve mínima de 20,7% no índice de umidade nesta quarta. O dia foi considerado pelo órgão o terceiro mais seco do ano.

De acordo com as estações do CGE, o recorde de 2014 ocorreu em 1.º de fevereiro, quando a capital teve índice de 19,3%.

Previsão. Segundo o Inmet, nesta quinta-feira, o dia deverá ter mais nuvens e a umidade relativa do ar deverá aumentar, sem passar, no entanto, dos 30%. A temperatura máxima poderá chegar a 32ºC e a mínima a 17ºC. 




Mais conteúdo sobre:
São Paulotemperaturacalor

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.