São Paulo tem dia mais seco do ano; fim de semana será de calor

Umidade relativa do ar foi de 19%, a mais baixa do ano, segundo o Inmet

PUBLICIDADE

Por Ana Paula Niederauer
Atualização:
Para evitar incômodo e o agravamento de doenças respiratórias, é recomendável ingerir bastante líquido em dias assim. Foto: Rafael Arbex/Estadão

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo teve nesta sexta-feira, 15, o dia mais seco do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.Na medição das 15h, a umidade relativa do ar foi de 19% na Estação Meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. 

Segundo o Inmet, o recorde de baixa umidade para setembro, de 13%, é do ano de 1981. Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 20%, a Defesa Civil qualifica a situação como estado de alerta. 

Em dias assim, recomenda-se que as pessoas evitem exercícios ao ar livre, se hidratem e se mantenham protegidas do sol. 

Movimento na piscina da cobertura do prédio do Sesc daRua24 de Maio, no centro de São Paulo. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

PUBLICIDADE

O tempo seco e o calor continuam neste fim de semana em todo o Estado de São Paulo. A massa de ar seco que predomina no Brasil há quase 20 dias bloqueia as frentes frias no Rio Grande do Sul, onde deve chover com intensidade nos próximos dias. O bloqueio deixa o tempo seco na Região Sudeste.

O fim de semana segue com predomínio de sol e calor sem previsão de chuva no Estado de São Paulo. As temperaturas variam entre mínimas de 16°C e máximas que podem superar os 31°C e a umidade relativa do ar continuará abaixo dos 30%, como nos últimos dias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.