Filipe Araujo/AE
Filipe Araujo/AE

São Paulo registra a maior temperatura do verão dos últimos quatro anos

Termômetros marcaram 34ºC, a mais alta desde dezembro de 2007; umidade do ar ficou abaixo do adequado

Priscila Trindade, do estadão.com.br, atualizado às 18h15

07 de fevereiro de 2012 | 16h49

SÃO PAULO - A tarde desta terça-feira, 7, foi a mais quente da capital paulista durante o verão dos últimos quatro anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com 34ºC, o índice foi o mais alto desde 31 de dezembro de 2007, que teve a marca de 34,8ºC no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo.

O recorde de 2012 foi registrado por volta das 15h. Foi a terceira vez em sete dias que a cidade teve recorde de calor: a primeira foi no dia 1º, com 31ºC, e a outra no dia 4, quando os termômetros marcarem 33,3ºC.

Ainda de acordo com o Inmet, em relação aos valores registrados nos meses de fevereiro, a máxima registrada hoje é a segunda maior desde 2003, quando no dia 9 a máxima chegou aos 34,1ºC.

A umidade relativa do ar oscilou em 30% em vários pontos da cidade, índice considerado baixo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Mirante, a umidade ficou em 22%, seguida pela marca no Aeroporto de Congonhas, na zona sul, de 26%, e no Aeroporto Campo de Marte, também na zona norte, com 27%.

Previsão. Na quarta-feira, 8, o sol brilha forte, o calor continua com temperaturas acima dos 30ºC e baixos índices de umidade relativa nas horas mais quentes do dia. A entrada da brisa marítima pode causar pancadas rápidas de chuva de forma isolada na Grande São Paulo e capital no fim da tarde.

Na quinta-feira, 9, o sol aparece entre nuvens pela manhã e as temperaturas já não sobem tanto quanto nos últimos dias. A máxima fica próxima dos 30ºC, mas a sensação ainda será de tempo abafado. Entre o fim da tarde e o início da noite, áreas de instabilidade formadas pelo calor e associadas a aproximação de uma frente fria provocarão pancadas de chuva com intensidade moderada.

Notícias relacionadas
    Tudo o que sabemos sobre:
    calorrecordeCGE: Inmet

    Encontrou algum erro? Entre em contato

    Tendências:

    O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.