São Paulo Reclama

ESCADA ROLANTE HÁ 4 MESES SEM FUNCIONAR

, O Estado de S.Paulo

08 Dezembro 2010 | 00h00

Dificuldade de acesso

Desde que passei a trabalhar no centro, em outubro, a escada rolante que deveria servir aos passageiros que saem do Terminal Bandeira em direção à Ladeira da Memória está parada. Ou seja, não há como pessoas com dificuldade de locomoção ou idosos descerem com conforto. O espantoso é que o terminal está em frente à Prefeitura, mas é claro que o prefeito nunca pôs os pés nele, afinal, ônibus é transporte de pobre.

MAURO RIBEIRO GAMERO / SÃO PAULO

O responsável técnico da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informa que a escada rolante de número 1, que liga a Rua Formosa à passarela metálica, se encontra inoperante desde 29/8. O caso está sob competência da Gerência de Fiscalização de Manutenção para regularizar a situação. Mas, embora a citada escada esteja fora de operação, o Terminal Bandeira pode ser acessado por rampas por meio da passarela dos Piques, com ligação ao Largo da Memória, a Rua Santo Antônio, a Rua Santo Amaro e a Rua do Ouvidor, permitindo a ampla circulação de pessoas, inclusive de pessoas que possuem restrição de mobilidade, em especial usuários de cadeiras de rodas.

O leitor contesta: A alternativa de acesso citada é muito mais extensa e as pessoas ficam expostas às condições do tempo.

É apenas uma opção, mas, se fosse realmente boa não haveria utilização da passarela metálica pelos munícipes. Quanto ao prazo que a escada rolante está inoperante, demonstra o desrespeito que a Prefeitura tem com a população, pois entendo que as manutenções dos bens públicos deveriam ser na mesma velocidade e prazos em que ocorrem as cobranças dos impostos e taxas.

TRÂNSITO CAÓTICO

Ônibus em rua estreita

Moro na Rua Fagundes Dias, na Saúde. Ela atravessa a Avenida Jabaquara, é estreita e tem bastante movimento. No último quarteirão da rua é proibido estacionar no lado ímpar, mas isso nunca é respeitado, pois não há fiscalização. Há uma grande farmácia popular no local e, em determinados momentos do dia, principalmente aos finais de semana, a rua fica intransitável. Para piorar, colocaram duas linhas de ônibus circulando pelo quarteirão que fica entre a Rua Mauro e a Avenida Jabaquara, exatamente o trecho mais movimentado. Outro dia, vi que um ônibus não conseguia fazer uma curva por causa dos carros estacionados irregularmente.

PATRICIA DAMIANU / SÃO PAULO

A CET informa que a Rua Fagundes Dias, no bairro da Saúde, faz parte do programa de fiscalização periódica que busca coibir possíveis desrespeitos ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acrescenta que, entre os dias 10/9 e 10/10 foram realizadas 23 autuações em veículos estacionados irregularmente no local, visto que a sinalização está visível.

A leitora diz: Faltou responder sobre as linhas de ônibus que circulam numa rua onde isso não é compatível, por causa da largura e pelo grande fluxo de carros. Uma faixa de rolamento, por exemplo, fica praticamente fechada, em virtude do movimento de veículos.

AUTOBAN

Placas que desinformam

Finalmente o viaduto na Rodovia Anhanguera, ligando os dois lados da Avenida Mutinga, foi concluído e inaugurado. Entretanto, a sinalização viária, instalada pela Autoban, desorienta os motoristas. No sentido Pirituba-Vila Piauí há uma placa indicando Vila Jaguaré (sic) em vez de Vila Jaguara, que poderia ser complementada assim: Vila Piauí, Vila Jaguara, Osasco (Zona Norte). Nesse mesmo sentido, a placa indicando Jundiaí e Campinas tem de ser complementada assim: Jaragua, Perus, Cajamar, Jundiaí e Campinas. Mais adiante, após ultrapassar o viaduto, à esquerda, ao invés de Via Anhanguera (para onde?) deveria indicar Marginais do Tietê e do Pinheiros, Lapa. Já na via Anhanguera, deve-se substituir a placa indicando São Paulo (uma vez que já estamos dentro da cidade de São Paulo) por Marginais do Tietê e do Pinheiros, Lapa. No sentido Vila Piauí-Pirituba, indicar Jardim Santo Elias, Vila Mangalot, Pirituba e Freguesia do Ó. Na pista no sentido interior-capital, antes do referido viaduto, instalar placa sinalizando Avenida Mutinga, Jardim Santo Elias, Vila Mangalot, Pirituba e Freguesia do Ó. E, finalmente, na pista no sentido capital-interior, antes do viaduto, instalar placa indicando Avenida Mutinga, Jardim Santo Elias, Vila Mangalot, Pirituba e Freguesia do Ó. Já registrei tais observações no SAC da Autoban, sem sucesso.

MÁRIO LUIZ LÚCIO / SÃO PAULO

A Autoban não respondeu.

O leitor reclama: Nada foi feito para melhorar a sinalização.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.