
21 de julho de 2012 | 11h08
Camila D.A, 19, não avisou a mãe aonde iria antes de sair de casa. “Olha, moço, não tire nenhuma foto, por favor. Se minha família souber que fiz uma tatuagem, nem sei o que pode acontecer!”, brinca a estudante de Publicidade e Propaganda, que tenta, sem sucesso, esconder o rosto. A jovem, entretanto, é um dos variados estereótipos da Tattoo Week, que é realizada em São Paulo, no Expo Center Norte, até domingo, 22. Destinada aos apaixonados por tatuagens e também a profissionais da área, a feira chega à sua segunda edição em 2012 com participações de grandes nomes do ramo e um tabu a ser batido: o preconceito.
Com 70 tatuadores internacionais, 210 stands a uma área reservada para workshops, o principal objetivo da Tattoo Week é mostrar à sociedade o lado artístico da tatuagem. “Houve uma ligeira quebra do tabu, mas ele ainda persiste. Hoje em dia, pessoas de qualquer profissão podem ter a pele tatuada. A coisa não fica restrita ao underground, como acontecia há alguns anos. A Tattoo Week tem um público bastante variado, de bebês a adolescentes. Nosso foco é escapar do exagero. É mostrar para o povo os belos traços de um desenho e o que ele significa”, afirma um dos organizadores do evento, Klay Ferreira.
Outro ponto forte da feira é a venda de produtos relacionados ao exercício da profissão. Segundo Klay, apesar da evolução do mercado brasileiro de tatuagem, o conhecimento dos tatuadores em relação às suas próprias condições de trabalho ainda são escassas. “O amadorismo, infelizmente, predomina. Os tatuadores precisam saber o que há de melhor no ramo para aprimorar seu trabalho e facilitar sua vida. O evento quer apresentar equipamentos, produtos, leis e condições de higiene a esses tatuadores. Eles devem aprimorar sua técnica e abrir a visão para novos horizontes. Entender que o conhecimento é a peça chave para a valorização profissional”, complementa Klay.
Nomes de peso. O evento conta com workshops de Carlos Cabral, Henry Anglas, Horyoshi Family e outros. Entre os expositores, os destaques são Alexandre Bauer, Anderson Neves, Bill Beck Subart, além do argentino Robbie Ice e do americano Tim Kern.
A feira, que começou na última sexta-feira, 20, deve receber 25 mil pessoas até domingo, de acordo com a organização. O ingresso custa R$ 15,00, mas não dá acesso aos workshops. O espaço abre suas portas às 12h e fecha às 22h. Outras informações estão disponíveis no site do evento ou pelo telefone (11) 4226-1393.
Serviço
Tattoo Week 2012
Data: Até domingo, 22 de julho
Endereço: Pavilhão Amarelo Expo Center Norte - Avenida Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme – SP
Horário: Das 12h às 22h.
Preço: R$ 15
Telefone: (11) 4226-1393
Mais informações: www.tattooweek.com.br
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.