André Lessa/AE
André Lessa/AE

São Paulo perde pontos em ranking das cidades globais

Motivos para a baixa colocação da cidade são: falta de infraestrutura, violência, poluição e corrupção

CAMILA BRUNELLI, ESPECIAL PARA O ESTADO, O Estado de S.Paulo

02 Abril 2012 | 03h02

Apesar de ser a 6.ª economia do planeta, o Brasil tem sua maior cidade, São Paulo, em 33.º lugar no ranking das cidades globais, segundo pesquisa da empresa de consultoria em gestão AT Kearney, que será divulgada hoje.

Os critérios considerados foram: número de corporações globais no local; negócios que a cidade gera e fluxo de produtos ao exterior; capital humano (porcentual de população estrangeira da cidade, estudantes internacionais e estrangeiros com nível universitário); acesso da população a informação por TV, rádio e internet banda larga; experiência cultural dos moradores; quantidade de museus e galerias e como a cidade se relaciona com o mundo.

Em relação a 2010 e 2008, nas últimas duas edições do estudo - que é realizado de dois em dois anos -, a capital paulista caiu 12 posições. Os especialistas que organizaram a análise explicam que entre os motivos para a baixa colocação da cidade estão a falta de infraestrutura, a violência, a poluição e a corrupção.

Trata-se de uma comparação com as condições das outras principais cidades do mundo na qual a capital paulista se mostrou aquém e, segundo eles, deve manter-se mais ou menos nas mesmas posições nos próximos anos.

A queda de posições no ranking, segundo Ilnort Rueda, diretor da AT Kearney, não se deve, necessariamente, a uma piora nas condições da cidade e sim a uma melhora de outras. "Está relacionado ao potencial e à velocidade de desenvolvimento das cidades. Bogotá, por exemplo, está em 55.° lugar, mas tem se desenvolvido mais rápido que São Paulo", disse. "A infraestrutura vem melhorando mais rapidamente nos últimos anos, mas ainda está abaixo do esperado."

Primeiras. As mais bem colocadas da lista são Nova Iorque, Paris, Tóquio e Hong-Kong. Buenos Aires foi a cidade latino-americana mais bem colocada: aparece em 21.° lugar. Ficou acima das europeias Frankfurt, Barcelona, Amsterdã e Roma. Apesar da 33ª posição, São Paulo aparece mais bem colocada que Cidade do México (34.ª) e Miami (35.ª).

Mais conteúdo sobre:
cidades globais ranking são paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.