Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

São Paulo é a terra do hambúrguer?

Já percebeu como há cada vez mais hamburguerias pela cidade? Selecionamos algumas que você precisa conhecer e até quais vinhos e cervejas beber com o sanduíche

Daniel Fernandes, São Paulo

12 de março de 2019 | 18h20

Oi pessoal, tudo bem?

Não sei o que vocês pensam - adoraria saber o que vocês acham nos comentários lá embaixo -, mas vou arriscar aqui uma polêmica: será que São Paulo não se transformou, também, na terra do hambúrguer? Se eu quisesse polemizar, de verdade, diria que São Paulo substituiu a pizza pela rodela de carne no pão. A massa pelo ketchup e maionese.

Mas isso não é verdade.

O que é verdade, pelo menos na impressão de quem perambula o tempo todo pela cidade, é que as hamburguerias se multiplicaram. Não acredita?

Junte-se a nós no passeio de hoje.

Ele começa pelo Frank & Charles. Nossa intrépida repórter de restaurantes e quitutes, Lucinéia Nunes, contou recentemente que o Frank & Charles prepara oito novos hambúrgueres. Quer saber quais são eles, acesse essa reportagem. Mas se o seu negócio é milk-shake, por exemplo, essa matéria traz dicas de lanchonetes que preparam a bebida com álcool.

Renovação, aliás, é uma das características dessas casas especializadas. Não faz muito tempo, a Holy Burger preparava novos sanduíches. O hambúrguer está tão na moda que o Paladar até colocou o lanche entre os pratos selecionados na deliciosa seleção dos 100 Melhores Pratos da nossa editoria especializada em gastronomia. Aqui você descobre quais são os endereços selecionados pelo Paladar. Da lista eu gosto do Deluxe, do Z Deli. E você?

Menção honrosa. Aliás, vocês podem até ficar bravos, mas eu jamais poderia fazer uma coluna provocativa sobre hambúrguer sem mencionar que eles podem ser deliciosos, badalados e até, vá lá, necessários. Mas jamais serão o bauru, lanche que se tornou patrimônio imaterial da cidade. E o Paladar, quem mais seria?, mostra como preparar o lanche. Garanto que vale a pena fazer em casa.

Acredite. E desde que o hambúrguer ganhou status de prato principal, como disse muito bem nossa especialista Isabelle Moreira Lima, as bebidas para acompanhar o sanduíche devem estar a altura de carnes nobres e acompanhamentos rebuscados. Nessa matéria aqui você encontra cervejas e vinhos que vão bem com o hambúrguer.

E qual é a sua hamburgueria preferida? Conte aqui nos comentários.

Um abraço a todos e até semana que vem.

 

Mais conteúdo sobre:
Paladarhambúrguersanduíche

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.