Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

São Paulo antecipa feriados de Corpus Christi e Consciência Negra; veja o que abre e o que fecha

Objetivo da medida é implementar um 'feriadão' na capital, que pode ser estendido até a próxima terça-feira

João Ker, O Estado de S.Paulo

19 de maio de 2020 | 15h40
Atualizado 19 de maio de 2020 | 20h39

SÃO PAULO - Na tentativa de aumentar o índice de isolamento social na Capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) antecipou para as próximas quarta e quinta-feira, 20 e 21, os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro). De acordo com o texto aprovado pela Câmara, também foi decretado ponto facultativo na sexta-feira, 22, com exceção dos serviços funerários, atendimento de saúde, segurança pública e assistência social.

O objetivo da medida é implementar um "feriadão" na capital, que pode ser estendido até a próxima terça, 26. Para isso, o governador João Doria (PSDB) também planeja antecipar para a segunda, 25, o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho).

Nesta manhã, dez entidades financeiras enviaram uma carta aberta pedindo ao governador que não inclua os serviços bancários na antecipação dos feriados. Em entrevista à CNN Brasil, Covas afirmou que, para funcionarem, basta os bancos "pagarem seus funcionários". 

Abaixo, confira a relação de serviços que funcionam na Capital ao longo dos próximos dias:

SUPERMERCADOS

As feiras livres vão funcionar normalmente durante todos os dias. Os mercados municipais também continuarão operando, mas em horários diferenciados.

RODÍZIO

O rodízio de veículos retomado esta semana na Capital será suspenso da quarta-feira, 20, até o domingo, 24.

ÔNIBUS

Entre quarta e domingo, serão disponibilizados 5.991 veículos que atendem às 1.013 linhas da Capital, inclusive as 150 noturnas. O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes também permanecem em operação, das 6h às 22h.

LAZER E ESPORTE

Todos os parques e centros esportivos públicos da Capital permanecem fechados durante o feriado para evitar aglomerações.

EDUCAÇÃO

As aulas à distância estão suspensas até o domingo. Se também for aprovada a antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista para a segunda-feira, 25, elas serão retomadas apenas na terça. 

ECOPONTOS

Todos os postos para recolhimento de doações funcionarão diariamente, de 10h às 17h.

BANCOS

As agências bancárias da Capital estarão operando nos dias 20 e 21, porém com horário de atendimento reduzido entre as 10h e 14h. O vencimento de contas de concessionárias e cobrança também não sofrerão alteração nessas datas.

CORREIOS

Apenas parte das agências dos Correios vão fechar nos dias 20 e 21 na cidade de São Paulo. Veja aqui quais unidades estarão abertas ao público nesses dias. Na sexta-feira, 22, todas as agências abrem normalmente. A empresa informou que, mesmo no feriado, o serviço de distribuição de cartas e encomendas será mantido a fim de garantir o fluxo de entrega no município. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.