São mais de 2 mil produtos feitos a partir das leis do Torá

O Super K é o maior supermercado do Brasil especializado em comida kosher, alimentos produzidos de acordo com a Torá. São mais de 2 mil itens, entre frutas, verduras, cereais e produtos industrializados certificados. Há um setor especial para bebidas, com refrigerantes, sucos e uma adega com 80 rótulos. O estabelecimento também oferece sushis e tem um café com comidinhas e uma rotisserie.

Valéria França, O Estado de S.Paulo

04 Setembro 2010 | 00h00

"A comida kosher tem algumas restrições", diz Maurício Maytlis, de 36 anos, dono do espaço. "Ela não pode ter, por exemplo, corante de origem animal e carne suína. Também não é permitida a mistura de carne com produtos derivados de leite." Como os frutos do mar não são considerados alimentos de essência pura (para os judeus, eles são seres que se nutrem de excrementos), não aparecem nas opções do sushi.

A comunidade israelita, estimada em 60 mil pessoas em São Paulo, sempre teve dificuldade de encontrar comida kosher. A maior parte dos mercados especializados na capital é de pequeno porte e não consegue reunir tantos itens em um ponto só. Mas não é só a comunidade judaica que frequenta o Super K. "Tenho clientes muçulmanos", diz o dono. "E consumidores que têm alergia a produtos com lactose."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.